Política

CMS realiza sessões especiais sobre mobilidade urbana e dança

Reuniões vão acontecer nesta sexta-feira no Plenário Cosme de Farias
| 25/04/2013 às 21:18
Everaldo e Aladilce: sessões especiais sobre ciclismo e dança
Foto: Limiro Besnosik

Uma sessão especial da Câmara de Salvador, convocada pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB) vai discutir a situação do projeto Cidade Bicicleta (do Governo do Estado), as obras cicloviárias de Salvador (Prefeitura), e as obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014. O encontro está marcado para esta sexta-feira, 26, às 19 horas, no Plenário Cosme de Farias.

Também nesta sexta, no mesmo local, às 9 horas, Aladilce Souza (PCdoB) promoverá  reunião semelhante para homenagear o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. O evento será em parceria com o Fórum de Dança da Bahia, organização da sociedade civil criada em 2001 para contribuir com a implantação de políticas públicas para a cultura, em especial, para a dança.

Duas rodas

Da sessão sobre ciclismo e mobilidade urbana estará presente um representante da Conder, responsável pelo Cidade Bicicleta. O objetivo é esclarecer e debater com a sociedade civil organizada as etapas de execução e todas as demais questões relativas ao projeto, que compreende a construção de ciclovias, bicicletários e ações de logística, estímulo e conscientização do uso da bicicleta.

“É preciso que o Poder Público tenha iniciativa e se adiante à crescente demanda pela integração dos diferentes modais, à medida que se populariza o uso da bicicleta. Além disso, do ponto de vista de um trânsito mais saudável e sustentável, é fundamental fomentar o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes, e o uso da bicicleta favorece esse propósito”, destaca Everaldo.

Foram convidados para compor a mesa, além do órgão estadual, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-BA), a Secopa, a Prefeitura (com vários órgãos e secretarias) e a Câmara Municipal de Lauro de Freitas. A iniciativa conta com o apoio do vereador Gilmar Santiago (PT), Amigos de Bicicleta e Associação de Bicicleteiros (Asbeb).

2ª mais praticada

Para a representante do Fórum de Dança, Suki Guimarães, “só promovendo o debate entre gestores públicos, sociedade civil, estudantes e professores é que a gente discute como a atividade vem sendo desenvolvida no município e chama a atenção para a necessidade de reconhecer a dança como área autônoma”.

Em 2004, um senso cultural do IBGE demonstrou que a dança é a segunda atividade artística mais praticada pelos brasileiros, atrás apenas do artesanato. A sessão especial vai debater a relação entre dança e educação, áreas que se complementam.

Foram convidados para o evento os secretários municipais Guilherme Bellintani (Desenvolvimento, Turismo e Cultura municipal) e João Carlos Bacelar (Educação); o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara, Sílvio Humberto (PSB); e a gerente de espaços culturais da Fundação Gregório de Matos, Vadinha Moura.