Política

CONTAS 2010: oposição nega que tenha votado a favor de João Henrique

Segundo as contas de Gilmar Santiago, todos os 18 votos contra JH foram da oposição
| 19/04/2013 às 18:10
Gilmar:oposição votou unida
Foto: Limiro Besnosik

A votação das contas 2010 do ex-prefeito João Henrique Carneiro ainda dá o que falar. Nesta sexta-feira, 19, à tarde os vereadores da bancada da oposição se reuniram para contestar a publicação do Jornal da Metrópole que veiculou os nomes dos supostos 25 vereadores cujos votos foram favoráveis às contas do ex-alcaide.

De acordo com o líder Gilmar Santiago (PT) a ala oposicionista votou unida, seguindo o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Segundo ele, dos 18 votos contrários às contas de João, "doze foram dos vereadores da oposição ao prefeito ACM Neto". Desses sete são do PT, dois do PCdoB, dois do PSB e um de Hilton Coelho (PSOL).

Na avaliação do petista, existiu uma "clara influência" do prefeito ACM Neto para rejeitar o parecer do TCM: “Disso não tenho dúvidas. Neto influenciou diretamente para aprovar as contas. Mais do que isso: a bancada do prefeito está tentando confundir a opinião pública tentando plantar informações e colocando vereadores da oposição 'no mesmo bolo' para tentar tirar o desgaste da pressão da opinião pública do bloco da situação".

A instituição do voto aberto seria para Gilmar "uma maneira de dar mais transparência ao trabalho do Legislativo e evitar que distorções aconteçam".