A vereadora Ana Rita Tavares (PV) está comemorando a publicação, no Diário Oficial do Legislativo desta terça-feira, 2, da resolução que institui a Frente Parlamentar de Defesa dos Animais. Compete ao grupo propor, analisar, desenvolver estudos e projetos, fiscalizar e viabilizar iniciativas dos poderes Legislativo e Executivo para a implantação de uma política pública de atenção aos animais, às entidades protetoras dos animais e aos protetores independentes de Salvador.
A verde festeja o fato de, pela primeira vez, o Legislativo municipal ter voltado suas atenções para a causa animal: “Os animais nunca foram contemplados com representação política na CMS. Mas agora estamos viabilizando instrumentos legislativos que vão transformar a situação de desprezo pela qual eles passam, e a Frente Parlamentar é um exemplo disso”.
A ideia da criação da Frente surgiu sua ida a Brasília, a convite de um grupo representante do movimento animal de Sergipe, para um encontro com o deputado federal Ricardo Izar (PSD–SP), responsável por criar na Câmara Federal uma Frente Parlamentar com o apoio de mais de 200 deputados. “Na Bahia, nossa ideia é também expandir a criação de frentes parlamentares pelo interior baiano, pois a situação de desrespeito e maus tratos aos animais é preocupante e se alastra por todo nosso estado”, revela.
No dia 16 de abril, será realizada uma reunião no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador para constituir oficialmente a Frente, quando serão apresentadas as diretrizes de atuação do colegiado.