Política

MAJOR COSME de Farias será homenageado pela Câmara de Salvador

Sessão acontecerá nesta terça, 2, no plenário que leva o nome do homenageado
| 01/04/2013 às 22:09
Fabíola Mansur requereu a sessão espeical
Foto: Limiro Besnosik

O ex-vereador, ex-deputado estadual, rábula (advogado sem diploma) e uma das personalidades mais populares da Bahia no século 20, Major Cosme de Farias, será homenageado nesta terça-feira, 2, às 19 horas, pela Câmara de Salvador. Nessa data, em 1875, nasceu aquele que empresta seu nome ao plenário da Casa. A sessão especial foi requerida por Fabíola Mansur (PSB).

Natural de São Tomé de Paripe, o homenageado pautou sua vida pública em três frentes: defesa dos pobres, advogando; luta contra o analfabetismo e luta pelas liberdades democráticas. Com apenas o curso primário, tornou-se advogado provisionado, passando a defender quem não tinha condições financeiras.

Ocupou ainda uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia e fundou a “Liga Baiana contra o Analfabetismo”, instituição que funcionou até a década de 1970. A entidade publicou cartilhas e ajudou a manter escolas para a população mais pobre. Morreu em 14 de março de 1972. O sepultamento do Major (patente oferecida pela Guarda Nacional em 1909) parou Salvador.