SEFAZ liberou informações à imprensa sobre o funcionamento do Fiplan
Tasso Franco , da redação em Salvador |
01/03/2013 às 12:41
Deputado Carlos Gaban
Foto: DIV
O deputado estadual e vice-líder da bancada de Oposição, Carlos Gaban, afirmou que o Governo do Estado só quer ganhar tempo com a resposta dada ao ofício no qual o líder da bancada da Minoria, deputado Elmar Nascimento, solicita a senha de acesso ao Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia – FIPLAN. No documento, o secretário da Fazenda, Luiz Alberto Petitinga, solicita “dados dos parlamentares interessados na obtenção da senha”.
Para o deputado Gaban esta é uma forma do governo ganhar tempo para tentar colocar o sistema para funcionar corretamente. “Se eles tivessem interesse em dar transparência, mandaria uma equipe na Liderança da Minoria para instalar o FIPLAN e dar as coordenadas de acesso. A verdade é que o sistema ainda não funciona corretamente.
O FIPLAN não consegue nem imprimir relatórios internos para gerenciar as suas contas. Tanto é que eles somente estão pagando os compromissos relativos à chamada ‘fonte 00’, ou seja, recursos do tesouro do Estado”, afirmou Gaban. O parlamentar disse ainda que todas as outras fontes estão sem realizar os devidos pagamentos desde o dia 1º de janeiro, prejudicando os fornecedores e vários projetos.
“Para piorar a situação da Oposição nem o ‘Transparência Bahia’ está atualizado. Agora é que estamos totalmente engessados”, enfatizou o deputado.