Foram construídas, ainda, duas estações de bombeamento de esgoto e uma estação de tratamento, com capacidade para processar 21 litros de esgotos por segundo
Tasso Franco , da redação em Salvador |
03/02/2013 às 21:38
Governador Wagner na região Sul do Estado no final de semana
Foto: Manu Dias Gov/BA
Os 2,3 mil moradores do distrito de Serra Grande, no município de Uruçuca, receberam do Governo do Estado um sistema de esgotamento sanitário. Inaugurado pelo governador Jaques Wagner no final de semana, o sistema beneficia um dos mais importantes sítios de preservação ambiental do litoral sul da Bahia, região onde se encontra a terceira maior biodiversidade do mundo, com 20 quilômetros de praias primitivas em meio a águas claras e mornas, que dividem a paisagem com as ainda remanescentes fazendas de cacau.
“Esta obra significa meio ambiente e qualidade de vida. Em um primeiro momento estamos atendendo 53% da população, e vamos iniciar a segunda etapa para completar as ligações. Este trabalho já é uma condicionante de investimentos em meio ambiente, previsto no licenciamento do Porto Sul, que vai se juntar à Ferrovia Oeste Leste”, relacionou o governador.
Wagner disse que “o sul da Bahia é uma região muito especial, representa a mata atlântica, a nossa história. E o nosso governo tem se caracterizado por não concentrar os investimentos apenas na capital. Nos 500 mil empregos gerados na Bahia, de cada cem, 62% foram no interior do estado”.
Com investimentos de R$ 4,7 milhões, entre recursos dos governos federal e estadual, e próprios da Embasa, a obra beneficia também o grande número de turistas que visitam a região. Foram implantados 34,3 quilômetros em tubulações de diâmetros variados, como rede coletora, linha de recalque, emissário e interceptor e realizadas 500 ligações intradomiciliares.
Foram construídas, ainda, duas estações de bombeamento de esgoto e uma estação de tratamento, com capacidade para processar 21 litros de esgotos por segundo. Após processado, o efluente tem como destinação final o Rio Piaba, sem prejudicar a qualidade das suas águas.
Segundo o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo Oliveira, o Governo do Estado já entregou 68 obras de esgotamento sanitário outras 160 estão em andamento. “Para cada real investido no esgotamento sanitário, economizam-se cinco reais na área de saúde, porque reduz a incidência de doenças na população, principalmente nas crianças. Foram também entregues diversas obras estruturantes de abastecimento de água. Com isto, o programa Água para Todos é o maior programa de abastecimento do Brasil”.
Itajuípe
De Serra Grande, o governador foi para Itajuípe, onde entregou um mamógrafo, no valor de R$ 250 mil, para atender às mulheres da região. “O câncer de mama tem levado muitas mulheres à morte, e com o exame preventivo, a chance de recuperação cresce muito. Nós iniciamos um programa em 2011 e, agora em 2013, pretendemos ter alcançado um milhão de exames preventivos de câncer de mama”, disse Wagner.