Nome do deputado será enviado ao governador Jaques Wagner para sua nomeação
Tasso Franco , da redação em Salvador |
18/12/2012 às 17:36
Deputados votam à indicação de Penedo Filho para o TCE
Foto: BJÁ
Com 59 votos dos seus colegas da Assembleia Legislativa, o deputado Gildásio Penedo Filho (PSD) foi eleito representante da Casa para a vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE) durante esta tarde no plenário. Seu nome será enviado ao governador Wagner por ofício da Mesa Diretora.
Penedo Filho tem 38 anos de idade e foi eleito pelo DEM (2006) sendo inclusive líder da Oposição na primeira legislatura da gestão Wagner (2007/2009). Posteriormente foi substituto pelo deputado Heraldo Rocha.
Com a criação do PSB, por ser um político com forte ligação politica do vice-governador Otto Alencar deixou o DEM e ingressou neste partido passando a integrar a base do governo.
Bom deputado, perdeu fôlego e voz quando fez essa manobra política se apagando na Assembleia. Recentemente, chegou a ser citado como provável candidato a presidência da Casa, mas, isso representou apenas um balão de ensaio.
Internamente, quando a vaga foi aberta, disputou a indicação com João Bonfim e Nelson Leal. Habilidoso, bem relacionado na Casa, conseguiu que esses dois deputados retirassem seus nomes da disputa e, hoje, concorreu sozinho, praticamente à unanimidade.
É filho do ex-deputado Gildásio Penedo, atual vice-prefeito de Tucano, de tradicional família de politicos da região Nordeste. Para seu lugar assumirá Carlos Gaban.