Política

TITULAR da Sesp recebe Medalha Thomé de Souza da Câmara de SSA

Entrega foi feita nesta segunda, 26, à noite. No dia 28, CMS homenageia a educadora Amabília Almeida
| 26/11/2012 às 21:55

O secretário municipal de Serviços Públicos e de Prevenção á Violência de Salvador, Marcelo Gonçalves Abreu, recebeu nesta segunda-feira, 26, à noite, a Medalha Thomé de Souza, na Câmara de Salvador, em solenidade realizada no Plenário Cosme de Farias.

A comenda, aprovada por todos os vereadores,  foi proposta pelo vereador Téo Sena (PTC), líder do prefeito na CMS, como forma de homenagear o executivo pelos excelentes serviços prestados nos postos que ocupou dentro da administração do Município.

Ex-prefeito de Lauro de Freitas, Abreu é soteropolitano, tem 55 anos e trabalha com João Henrique Carneiro há três anos, tendo ocupado também as pastas do Trabalho, Assistência Social e Direitos dos Cidadãos e Transportes e Infraestrutura.

Educadora homenageada

Na próxima quarta-feira, 28, a CMS reconhecerá o trabalho da professora Amabília Almeida com a Medalha Anísio Teixeira, num ato solene marcado 19 horas, por iniciativa do edil Odiosvaldo Vigas (PDT).

“Dentre as honrarias da Câmara, a Medalha Anísio Teixeira tem uma representação especial para Salvador, pois valoriza a educação como um todo. Nesse sentido, a homenagem à professora Amabília Almeida é das mais justas por conta dos incontáveis serviços prestados por esta importante educadora”, diz o trabalhista.

Aos 17 anos Amabília iniciou sua carreira como professora primária em Jacobina, sua cidade natal. Ao passar em concurso público, em 1947 passou a ensinar na rede estadual. Paralelamente, já como articuladora política, foi eleita vereadora de Salvador e deputada constituinte.

Foi também presidente da Associação Feminina da Bahia e, com o golpe militar de 1964, perdeu os direitos políticos. Perseguida pela ditadura, aposentou-se compulsoriamente por força do Ato Institucional nº 2.