Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 21, no Salão Nobre da Câmara de Salvador, a entrega da Medalha Thomé de Souza ao engenheiro Mário de Paula Guimarães Gordilho. O ato foi feito pelo atual presidente da Casa, Pedro Godinho (PMDB), em razão do falecimento do autor da proposição, ex-vereador Décio Sant’Anna.
Também presente à solenidade o radialista, ex-vereador e ex-presidente da CMS Emmerson José, que sugeriu a Décio fazer a homenagem. Para ele, “em cada canto da cidade existe um traço de Mário Gordilho”, ao destacar a importância das obras realizadas pelo profissional em Salvador na condição de presidente da Conder.
Segundo Godinho, “é uma justa homenagem a Mário Gordilho, não só em reconhecimento às suas qualidades, mas também para destacar o excelente trabalho realizado por ele na área pública e privada e por exercer o papel de um executivo de ponta”.
A opção pela outorga de maneira simples, sem solenidade, foi uma iniciativa do homenageado, Emocionado, o engenheiro em seu breve discurso relembrou que sua ancestralidade historicamente faz parte de Salvador. Como exemplo, citou o Elevador Lacerda, que em sua construção teve a participação de um tio-bisavô.
Destacou algumas realizações durante os oito anos que atuou como presidente da Conder e agradeceu a honraria. “Sinto-me honrado em receber esta medalha que tem o nome do primeiro governador-geral de Salvador, Thomé de Souza. Eu quis fazer deste momento mais íntimo e de reflexão interior devido a ausência de Décio Sant’Anna”, explicou.
Mário de Paula Guimarães Gordilho é formado em engenharia civil há 30 anos, é conselheiro do Yacht Clube da Bahia e membro consultivo da empresa Ademi-Bahia. O engenheiro foi diretor do Banco Econômico e diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
A Medalha Thomé de Souza foi colocada pela mulher do homenageado Bebel Gordilho. Diversos amigos e familiares como a filha, Ana Gordilho, e o neto Paulo Tadeu de Moura estiveram presentes. Além disso, também participaram do evento, o jornalista Afrânio Corrêa, secretário geral da Associação Baiana de Imprensa (ABI); Claudelino Miranda, chefe de Gabinete do vice-prefeito de Salvador, e o diretor de redação do jornal Tribuna da Bahia, Paulo Roberto Sampaio. Os vereadores Laudelino Lau (PP); TC Mustafa (PTdoB); Dr. Giovanni Barreto (PT); Paulo Magalhães Júnior (PSC) e Alemão (PRP) prestigiaram a cerimônia.