Política

2º TURNO: Retorno de Lula a Salvador anima campanha Pelegrino

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/10/2012 às 17:22

Quatro dias depois da presidente Dilma Rousseff, o retorno do ex-presidente Lula a Salvador, nesta quarta-feira (24), para participar de carreata no subúrbio e encontro do candidato a prefeito Nelson Pelegrino, no Clube de Paripe, intensificou o trabalho de mobilização das lideranças políticas e populares que apoiam o petista na reta final da campanha. Os representantes dos setores das mulheres, juventude, negros e sindicalistas se empenham para garantir ampla participação no evento que consideram da maior importância para a vitória.

A primeira visita de Lula em apoio Pelegrino, em 14 de setembro passado, quando participou de comício na Praça Castro Alves, deu uma "pegada" na campanha, na expressão do coordenador Jamilton Góes, do setorial sindical que aglutina mais de 400 entidades  distribuídas em seis centrais - CUT,CTB, Força Sindical, UGT, NCST e CGT. "Se Pelegrino saltou de 18% para 27% na primeira vez que Lula veio, com essa visita dele ao subúrbio vamos dar um novo salto, porque vai consolidar uma área importantíssima do eleitorado e fará com que as outras localidades do município percebam a interação de Lula com a nossa campanha", afirmou o sindicalista.


Os jovens militantes da campanha de Pelegrino estão confiantes e mobilizados, assegura a coordenadora do setorial da juventude, Leila Ferreira. "Lula é o cara que trouxe perspectiva para nós, com políticas públicas voltadas para as nossas características e reivindicações, que são específicas, e nos beneficiou com a implantação das cotas nas universidades e dos programas Reuni, ProUni, Projovem e o Pronatec".


As mulheres também esquentam as baterias e aumentam as expectativas, segundo a vereadora Marta Rodrigues. "Estamos dialogando com a sociedade, conversando com as pessoas e investindo no voto a Pelegrino para fortalecer as políticas públicas em favor das mulheres", diz ela, que aponta entre as reivindicações do setor a implantação de 138 creches que a presidente Dilma destinou para Salvador e a prefeitura não foi capaz de encaminhar o projeto dentro das especificidades determinadas.


O presidente do Olodum e militante do movimento negro, João Jorge, aguarda com grande expectativa a presença de Lula nesta reta final campanha. "Ele é um líder que ajudou o Brasil a se desenvolver e a mudar no campo das políticas sociais e esperamos que possa estimular os baianos a fazer a escolha certa, que é a candidatura de Pelegrino, a do mesmo projeto seu, da presidente Dilma e do governador Jaques Wagner", afirmou.