A secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa, e a sua coordenadora de Ações Temáticas, Rita Souza A Bahia representaram a Bahia na Conferência Internacional “Poder: la mujer como motor del crecimiento y la inclusión social”, realizada nessas segunda, 15, e terça, 16, na cidade de Lima, no Perú.
O objetivo do evento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Governo do Peru e Departamento de Estado dos Estados Unidos, foi estimular a troca de experiências sobre iniciativas exitosas de promoção do empreendedorismo feminino.
Foi uma oportunidade de avanço nas discussões sobre a autonomia das mulheres, uma das maiores demandas desse público. Os debates aconteceram através de mesas redondas, painéis e plenárias, reunindo diversas lideranças internacionais.
“É fundamental socializar as propostas e políticas que potencializam as mulheres. Elas são capazes de construir sua autonomia e protagonismo social, mudando a realidade de exclusão a que foram submetidas ao longo do tempo”, disse Lúcia Barbosa, destacando também as parcerias para implementação de ações no segmento feminino da Bahia.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet. Também participaram ministras de Estado de diversos países, além de representantes de programas sociais, organizações da sociedade civil e entidades de cooperação internacional. Do Brasil, também compareceu a coordenação do Programa Mulheres Mil, ação já em curso na área de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social.