vide
Lidice percorreu vários muicípios e seu partido (PSB) cresceu no interior
Foto: DIV
Após a finalização da apuração das urnas na Bahia e nas capitais brasileiras neste domingo (07), a presidente estadual do PSB e líder dos socialistas no Senado, Lídice da Mata, publicou três mensagens no Facebook em que analisa o resultado dos certames municipais.
"Nacionalmente, o PSB sai do primeiro turno destas eleições municipais com um cenário vitorioso. Nosso partido venceu em duas capitais - Recife (PE) e Belo Horizonte (MG) - e irá disputar o segundo turno em outras três - Fortaleza (CE), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO). Nosso partido está de parabéns!", comemorou.
Ao analisar o resultado do PSB na Bahia, Lídice destacou o crescimento de 18 para 30 prefeituras - de 66,6% - em relação às eleições de 2008, com sete prefeitos reeleitos (ver relação abaixo).
"Na Bahia, o PSB atingiu sua meta que era eleger 30 prefeitos, com um crescimento de mais de 60% em relação a 2008, quando vencemos em 18 cidades. Conquistamos polos regionais importantes como Amargosa, Caetité e Seabra e um importante polo turístico como Itacaré", assinalou.
A senadora também comemorou o resultado dos socialistas na capital do Estado.
"Em Salvador, o PSB também atingiu sua meta, que era eleger uma bancada qualificada de vereadores, com a eleição de Fabíola Mansur e Sílvio Humberto, além de levar Nelson Pelegrino ao segundo turno. Agora é outra eleição e vamos partir na frente para conquistar os apoios dos outros candidatos e conseguir a vitória definitiva no dia 28 de outubro!", asseverou.
# Relação das 30 Prefeituras do PSB na Bahia:
1. Abaíra - João (reeleito)
2. Amargosa - Karina Silva
3. Andaraí - Wilson Cardoso (reeleito)
4. Caém - Arnaldinho
5. Caetité - Zé Barreira (reeleito)
6. Cândido Sales - Helinho
7. Cardeal da Silva - Quitéria (reeleita)
8. Firmino Alves - Lero Cunha
9. Igaporã - Deusdete
10. Igrapiúna - Léo
11. Itacaré - Jarbas
12. Itaetê - Lenise
13. Itajuípe - Gilka Badaró
14. Itanagra - Didi (reeleito)
15. Itanhém - Bemtevi (reeleito)
16. Itapé - Pedrão
17. Itarantim - Dr. Paulo
18. Itapitanga - Joaquim Babo
19. Ituaçu - Albercinho
20. Macaúbas - Zezinho Pereira
21. Medeiros Neto - Nílson Costa
22. Mulungu do Morro - Fredson
23. Nova Canaã - Raquel
24. Piritiba - Ivan Cedraz
25. Rio Real - Orlando do Banco
26. Sapeaçu - Capitão Joelson
27. São Félix - Duda Macedo
28. Seabra - Rochinha (reeleito)
29. Teodoro Sampaio - Akira
30. Ubatã - Simeia de Expedito
COMENTÁRIO DO BJÁ
Com a ascensão do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e uma provável candidatura à presidência da República, pelo PSB, em 2014 (Eduardo nega e diz que vai com Dilma), se isso acontecer, nos estados os socialistas terão que ter candidatos próprios. E, na Bahia, o nome é a senadora Lidice da Mata.
Lidice não esconde de ninguém que deseja ser governadora. Natural que assim seja. Faz também seu tempo porque sabe que Wagner tem candidato do PT. Mas, se seu partido tomar uma decisão nacional de ter candidatos nos estados, a senadora não terá outra alternativa.