Política

PRESIDENTE DILMA VOTA EM PORTO ALEGRE MAS NÃO REVELA EM QUEM VOTOU

vide
| 07/10/2012 às 11:09
Dilma diz que os três candidatos de POA são de sua base
Foto: Wesley Santos

Após votar em uma escola na zona sul de Porto Alegre, a presidente da República, Dilma Rousseff, disse neste domingo que é da "geração que não votou", referindo-se aos tempos da ditadura militar. Ela se esquivou de perguntas sobre em quem tinha votado, afirmando que os três candidatosporto-alegrenses eram de sua base aliada, mas disse que, se votasse emSão Paulo, o escolhido seria Fernando Haddad, candidato do qual ela participou de um comício.

"Eu sou da geração que não voltou, e é importante, mesmo quando a memória individual das pessoas vai se dissolvendo, porque muita gente no Brasil já nasceu na democracia, mas tem uma quantidade de brasileiros que se lembram do que é não ter o direto do exercício do voto", afirmou Dilma, acompanhada pelo governador Tarso Genro (PT), que votou no mesmo lugar.

Perguntada sobre em quem escolheu, Dilma, bem humorada, respondeu: "gente, vamos combinar, o voto é secreto. Eu sou presidente, mas aqui estou exercendo minha condição de cidadã (...). Você tem que entender, os três candidatos (de Porto Alegre) são da minha base, mas votaria no Haddad", disse se referindo as disputas eleitorais gaúcha e paulistana.

A presidente disse ainda que o momento do voto é especial, porque mostra como o País é uma democracia estável, "especialmente com essa imensa festa que é escolher quem vai dirigir a sua própria cidade. Aqui, no caso, estamos escolhendo quem vai dirigir Porto Alegre. Eu vou desejar a todos os porto-alegrenses, aos gaúchos e a todos os brasileiros, que esse á uma País unido, eu desejo a todos eles e a todas elas uma ótimaeleição", afirmou.

Dilma chegou a Porto Alegre no final da manhã de sábado e passou o dia com a família. Ela chegou ao local de votação por volta das 9h20 e ainda de manhã segue para Brasília, onde deve acompanhar a apuração.

Eleições 2012
As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral(TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terãoeleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.