Segundo a pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado pela Globonews,ainda não é possível afirmar que a eleição em Belo Horizonte (MG) será decidida no primeiro turno. No levantamento, Marcio Lacerda (PSB) está com 50% dos votos válidos, seguido por Patrus Ananias (PT), com 43%; Maria da Consolação (Psol), com 3%; e Vanessa Portugal (PSTU), com 2%. Alfredo Flister (PHS), Tadeu Martins (PPL) e Pepê (PCO) não atingiram 1%.
Um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto para vencer no primeiro turno. Para fazer o cálculo dos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
O Datafolha entrevistou 1.726 eleitores na cidade de Belo Horizonte entre os dias 5 e 6 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrada no TRE-MG sob o número 01178/2012. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.