Na próxima segunda-feira, 24, Salvador ganhará mais um cidadão honorário. A Câmara Municipal concederá o título ao ex-presidente do Conselho Nacional de Direitos dos Idosos, Roberto Loyola, em solenidade marcada para seu Centro de Cultura, às 18 horas.
De acordo com a vereadora Marta Rodrigues (PT), autora da iniciativa, fazer a homenagem é legitimar a importância da participação do homenageado na construção de uma sociedade mais igualitária.
A concessão do título, aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal, reconhece a história desse baiano marcada por contribuições na luta pelo fortalecimento das políticas públicas dos idosos em todos os estados do Brasil. “Eu não poderia deixar de homenagear esse companheiro que é nossa referência na luta pelos direitos dos idosos e na reparação à injustiça social contra a população da terceira idade”, destaca Marta.
História de luta
Roberto Loyola foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos e coordenador nacional da Política do Idoso da Secretaria Especial dos Diretos Humanos, além de ter passado pela Delegacia do Ministério da Infraestrutura da Bahia, Ministério dos Transportes e Comunicações e por fim Delegacia do Ministério das Comunicações.
Loyola também representou a Regional Nordeste 3 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Conselho Estadual do Idoso da Bahia, em 2002. Em 2007, foi nomeado para estruturar a Coordenação do Idoso no Estado, além assumir a Coordenação das Políticas Públicas do Idoso.