A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Candeias deferiu nesta segunda-feira cinco candidaturas para disputar a eleição indireta para prefeito do município, que será realizada na próxima sexta-feira (14), às 9h. A novidade é que os integrantes de Mesa deram 72 horas para o PMDB definir quem será o candidato do partido, já que a sigla apresentou dois nomes (Sargento Francisco e Ângelo Hilário), o que é proibido pela resolução 337/2012 e Edital 001/2012.
Há duas semanas, o ministro Marco Aurélio de Mello, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou a realização de eleições indiretas no município, sob a alegação de que o artigo 81 da Constituição Federal estabelece que em caso de vacância no poder (prefeito e vice) após os dois primeiros anos de mandato tem de haver necessariamente eleições indiretas.
A prefeita Maria Maia e o vice Loteba foram cassados e Sargento Francisco, que presidia a Câmara, assumiu a prefeitura e não convocou eleições indiretas. Segundo a Mesa Diretora, estão aptos para disputar a prefeitura de Candeias os vereadores Marivalda da Silva (PT) e Antonio Gilson (PHS).
Os outros três nomes são pessoas que não têm cargos: Edimilson Bispo de Souza (PR), Marcus Vinícios de Oliveira (PSB) e Genivald dos Santos (PCB). Em diversas entrevistas, o deputado Lúcio Vieira Lima, presidente do PMDB, afirmou que não cogita apoiar a candidatura de Sargento Francisco para disputar as eleições indiretas.