Mário Kertész apresentou hoje, em evento organizado pelo Fórum Empresarial da Bahia, o Programa Desengarrafa. O candidato da Coligação "Salvador Tem Jeito (PMDB/ PSC)", explicou o conceito do "Desengarrafa" para os empresários, que concordam que cidade tem amargado prejuízos e perdeu muito mais do que qualidade de vida em função do grave problema de mobilidade urbana.
"Uma série de ações e intervenções para modificar radicalmente o sistema de trânsito de Salvador e reduzir em 50% o tempo dos deslocamentos de casa para o trabalho e do trabalho para casa". O objetivo do Programa é "devolver uma parte do tempo que os congestionamentos de trânsito roubaram à população", conforme explicou Mário.
De acordo com o peemedebista, o programa consiste em operações em diversas frentes que podem realmente dar mais fluidez ao transito. "Vou fortalecer a Transalvador, reequipando e requalificando seus funcionários. Permitindo que a empresa cumpra a sua função de ordenar e fiscalizar o trânsito". Além disso, Mário entende que com obras pontuais consegue reduzir significativamente o impacto dos dez maiores gargalos de trânsito na cidade como do Iguatemi e da Luis Viana Filho, a Paralela. Outro ponto do Programa Desengarrafa é a implantação de mais oito corredores exclusivos para os ônibus. O Programa ainda prevê a modernização das regras para o estacionamento em toda a cidade.
E Mário Kertész ainda adiantou um ponto fundamental para que o trânsito volte a fluir em Salvador, a requalificação do asfalto. Dentro do Programa, temos a operação
Asfalto Liso. "A operação vai recapear todas as ruas da cidade para acabar com a buraqueira. Já existe verba do BNDES para soluções de trânsito e mobilidade em grandes metrópoles", afirmou Mário.
Mário Kertész estava acompanhado do candidato a vice, Nestor Neto