Política

ELEIÇÕES SALVADOR: ACM Neto quer capital da Bahia sustentável

vide
| 01/09/2012 às 07:44
Debate sobre Salvador Sustentável com ACM Neto
Foto: Valter Pontes
O candidato a prefeito ACM Neto (DEM) comandou ontme o evento "Salvador sustentável", com a presença de professores e especialistas no tema, inclusive de fora do país. O evento, aberto pela vice na chapa de Neto, Célia Sacramento (PV), contou com palestras do economista espanhol Josep Pascual Esteve, que integrou o comitê responsável pelo planejamento estratégico de Barcelona nas Olimpíadas de 1992, e do professor Carlos Leite, autor do livro "Cidades sustentáveis, cidades inteligentes", entre outros participantes.

Neto afirmou que, se eleito, vai governar para que Salvador se transforme em uma cidade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente equilibrada. "Nosso plano de desenvolvimento econômico leva em conta o crescimento com a preservação ambiental. Vamos impulsionar a economia da cidade com o sério compromisso de cuidar de nossas riquezas e patrimônio natural. Esse é um compromisso transversal, ou seja, vai nortear todas as secretarias", disse.

ACM Neto lembrou que a aliança com o PV quebrou paradigmas políticos na cidade. "Se tivermos coragem para quebrar paradigmas como fizemos com a aliança com o PV, se tivermos coragem para pensar grande e diferente, para abrir a cabeça, seremos capazes de implantar na cidade um modelo de gestão completamente diferente. Para isso, temos que adotar as práticas de sustentabilidade na administração. Não há como imaginarmos uma gestão moderna, de vanguarda, pautada por parâmetros de eficiência que desconsidere práticas da sustentabilidade".

Neto lembrou que, antes de firmar o acordo com o PV, foi o único candidato a prefeito de Salvador a aderir ao movimento nacional "Cidades sustentáveis". Os outros candidatos tiveram a mesma oportunidade de assinar o compromisso, mas não o fizeram. O democrata também destacou a diferença entre ele e o seu principal adversário no pleito. "Salvador pode andar com as próprias pernas com um trabalho de gestão que sirva de modelo para todo o país. Meu concorrente acha que Salvador tem que continuar andando de bengala. Não podemos mais perder tempo nem esperar".

Planejamento e transparência
- ACM Neto disse que os principais problemas que Salvador enfrenta hoje surgiram pela falta de planejamento. Por isso, defendeu, o prefeito, além de enfrentar os problemas urgentes, tem que ter visão de longo prazo, "plantar a semente". "Para isso, o prefeito vai precisar mobilizar a sociedade, ouvir mais do que falar, entender as boas experiências e conectar Salvador ao mundo", frisou.
Neto afirmou que sua gestão será transparente e participativa, descentralizada e desburocratizada, apostando em vertentes como a economia criativa e estabelecendo metas e indicadores a ser cumpridos. Ele afirmou ainda que vai investir na requalificação dos parques e áreas verdes da cidade, reduzir a poluição do ar e sonora e usar o lixo para produzir energia.
ACM Neto também criticou a forma como a Lei de Ordenamento e Uso do Solo (Lous) foi aprovada. "Vamos discutir mais com a sociedade de forma aberta e democrática antes de aprovar projetos tão polêmicos e importantes".