Neste sábado, 1º, o paraíso natural da Lagoa Encantada foi a pauta da agenda de visitas que o próximo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), vem realizando todos os finais de semana nesta campanha. Ao lado do vice Cacá (PMDB), candidatos a vereador e militantes da Coligação Por Amor a Ilhéus, conversou com os moradores, ouvindo suas reivindicações e o incentivo à campanha.
Assim como ocorreu no Santo Antônio, durante reunião na noite de quinta-feira, 30, os moradores da Lagoa Encantada reclamaram da péssima condição da estrada e do sucateamento dos serviços essenciais de educação, saúde e assistência social. O pescador Emanuel Pereira, 61 anos, reclama do atendimento no posto e da dificuldade de acesso dos médicos. Sua esperança é a vitória de Jabes para a mudança que ocorrerá em Ilhéus. "Confio nele porque é um político que promete e faz", ressaltou.
No Santo Antônio, lideranças comunitárias como Zé do Bar, Lino e Jorge Anunciação - presidente da Associação de Moradores - também falaram dos prejuízos que os moradores do interior têm com a irresponsabilidade de quem governa a cidade atualmente. A principal queixa é referente à falta de manutenção da estrada que dificulta a acessibilidade e o escoamento da produção agrícola.
Para Jabes, esta situação não pode continuar. "É preciso ter respeito e atenção para com todos os ilheenses, mas os moradores do interior, por viverem mais distantes do centro urbano, exigem atenção especial", enfatiza. Jabes considera a preservação da Lagoa Encantada fundamental para o desenvolvimento do turismo. Preservar e cuidar, melhorando a estrada, recuperando os serviços de saúde, educação, assistência social, implantando programas de cultura e esporte são compromissos da sua próxima gestão para o interior.
Nos versos do poeta Antônio dos Santos Oliveira, o ilheense reconhece o sentimento daquela gente pelo patrimônio que têm em sua volta: "Sou tão famosa por esse Brasil afora; já criei tantas vidas, porém hoje meus filhos me devoram; me batem tanto à noite, durante o dia eles me exploram; o meu corpo, o meu sangue, pede socorro; destruídas as minhas matas o que será do meu corpo?".