veja
Em reunião na noite dessa terça-feira (28), representantes dos agentes de endemias apresentaram para o candidato à Prefeitura de Candeias, Carlos Martins (PT), as reivindicações da categoria para melhores condições de trabalho.
Entre as queixas apontadas pelos agentes está a ausência de efetivação da categoria. "Tem muitas pessoas que trabalham há mais de dez anos e vive a incerteza de perder o emprego a qualquer momento", apontou uma das presentes. Martins salientou que adotará medidas constitucionais para buscar a estabilidade dos servidores. "Vamos olhar caso por caso e fazer tudo que estiver de acordo com a lei para reverter essa situação", disse.
Os agentes também enumeraram dificuldade nas condições de trabalho. Entre os problemas apontados estavam: a ausência de transporte, fardamento, alimentação, protetor solar e exames periódicos. Em relação ao salário, eles também reclamaram da inesxistência de gratificação e o baixo piso salarial.
Na área de formação, afirmaram os agentes, o município também não oferece cursos de capacitação e atualização profissional. O quadro de agentes também foi apontado como defasado. Atualmente, 63 profissionais cuidam do setor em toda cidade. Para Martins, as reivindicações da categoria são justas, uma vez que o trabalho exercido por eles "é muito importante para vida do povo de Candeias".
Além disso, segundo ele, oferecer condições dignas para os trabalhadores é obrigação do gestor. "Nós vamos realizar essa política de valorização para todos os servidores da prefeitura. Sou do Partido dos Trabalhadores que considera isso fundamental", finalizou.