O candidato da coligação Todos juntos por Salvador, Nelson Pelegrino, afirmou nesta segunda-feira (27) que, se eleito, vai implantar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal no sistema de segurança do município, que funcionará como um fórum reunindo todos os órgãos do setor, a exemplo da Secretaria da Segurança Pública, comandos das polícias Militar e Rodoviária, além de outras secretarias que atuem com programas de inclusão social.
"Fui coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, quando estive à frente da Secretaria da Justiça, e vou aproveitar esta experiência vitoriosa do Pronasci", disse Pelegrino, acrescentando que a gestão integrada permite uma discussão mais ampla, com o mapeamento da criminalidade nas regiões mais violentas e montar uma estratégia específica para cada localidade de Salvador.
A integração, de acordo com Pelegrino, garante uma resposta mais rápida e eficiente para inibir as ações criminosas. "Vamos ter reuniões mensais, com todos os atores envolvidos, e dessa forma saberemos o tipo de crime a combater e como agir em cada bairro," declarou durante seminário sobre segurança urbana e guarda municipal, no auditório da Uneb, no Cabula.
Pelegrino reafirmou ainda que vai duplicar, em quatro anos, o efetivo da guarda municipal, que passará por um trabalho permanente de requalificação, que a habilite a ajudar a polícia, atuando armada nas áreas menos conflagradas.
Ele entende que a ocupação territorial é fundamental em determinados locais, monitorados por sistemas de vídeo, justamente porque a ação será secundada por políticas sociais e algumas de gestão, tipo melhoria da iluminação pública, limpeza e pavimentação de vias. "Tudo isso será feito com a valorização do pessoal e redução da terceirização", afirmou, salientando que já mantém conversações com o governador Jaques Wagner para que o funcionalismo da prefeitura possa ser beneficiado com o plano de saúde do estado, o Planserv.