O candidato da coligação Todos juntos por Salvador, Nelson Pelegrino, disse neste domingo (26) que, eleito, vai implantar programa familiar de atenção à saúde e aderir às ações do programa federal Rede Cegonha, instituindo equipes multidisciplinares que fazem o pré-natal e garantem atendimento à mãe até 45 dias após o parto e ao recém-nascido por até dois anos.
Pelegrino explicou que o futuro programa de atenção domiciliar será integrado à estratégia de saúde da família, na qual pretende expandir dos atuais 16% para cerca de 50% a cobertura em Salvador, afirmando que não faltam recursos para isso. "Enquanto a cobertura no setor cresceu apenas 3% entre 2005 e 2012, no mesmo período o repasse do Ministério da Saúde aumentou 140%, é o que mostram os dados oficiais", declarou.
Consta ainda das propostas de Pelegrino, o aumento de oito para 50 do número de núcleos de apoio à saúde da família, além da implantação de política pública de atenção integral à saúde da mulher. Do programa de governo constam ainda a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento em cada distrito sanitário e a transformação de postos de saúde em UPAs, que serão conectadas em uma rede de urgência e emergência integrada a hospitais e ao SAMU, além da construção de um hospital municipal em Cajazeiras.