O candidato da coligação Todos Juntos por Salvador, Nelson Pelegrino, e a vice Olívia Santana receberam, neste sábado (25), documento entregue por lideranças de entidades afrodescendentes e segmentos religiosos contendo 13 pontos para promoção da igualdade racial e afirmou que, eleito, vai governar para toda a população de Salvador, sem exclusões.
"Quero fazer do meu governo um instrumento de libertação e promoção do nosso povo, negros e mulheres", disse Pelegrino a pessoas que lotaram o espaço do Hotel Sol Barra, lembrando que sempre esteve a favor e ajudou a aprovar as cotas raciais, o Prouni e, no governo Lula, o estatuto da igualdade racial.
Entre os 13 pontos elencados pelo documento destacam-se a priorização de investimentos em locais de maior concentração de pobreza; implantação de políticas públicas de estímulo à indução de emprego; implementação na escola municipal do conteúdo "Baianidade e negritude na educação"; ampliação das áreas de alcance do Observatório do Racismo; fortalecimento institucional da Secretaria da Reparação, além de outras ações que eliminem a segregação espacial da população negra e pobre.
A ministra da Igualdade Racial, a gaúcha Luíza Bairros, presente ao evento, disse que tem participado de campanhas em outros estados e isso vem servindo para comprovar que existem avanços na Bahia, mas ainda existe uma força racista muito forte que se manifesta de maneiras diversas. Participaram ainda o secretário estadual do PT de Combate ao Racismo, Raimundo Coutinho, vereadores, candidatos e militantes negros.