Política

Eleições Salvador: Marcio Marinho promete fortalecer a Guarda Muncipal

vide
| 17/08/2012 às 01:00
Marcio Marinho durante comemorações na Sec da Justiça
Foto:

Márcio Marinho esteve presente na manhã desta quinta-feira (16/08), no evento que celebrou os 177 anos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia. Na ocasião, o candidato a prefeito de Salvador conversou com servidores e convidados da Secretaria sobre suas propostas que visam fortalecer a segurança e a cidadania dos soteropolitanos. "Esta Secretaria é uma guardiã dos direitos humanos. Por isso contaremos muito com a parceria dela e do governo do estado para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade", afirmou.


De acordo com Márcio Marinho, a sua gestão investirá em ações sociais, educação e segurança pública para garantir a plena cidadania dos moradores de Salvador. "Proteger a criança e o adolescente, capacitar o jovem para o mercado de trabalho, cuidar das famílias e dos idosos são objetivos que irão pautar as ações sociais da Prefeitura na nossa gestão. Vou fortalecer o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Fundação Cidade Mãe e ampliarei o número de Postos de Atendimento ao Programa Bolsa Família", disse.


De acordo com Marinho, a Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de Salvador vai realizar logo no primeiro mês de sua gestão um programa de acolhimento dos moradores de ruas do Centro Histórico, Comércio, Calçada e dos bairros residenciais e comerciais de Salvador que serão abrigados em moradias temporárias com aluguel pago pela Prefeitura e cadastrados no programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.


Os adultos com preparo profissional serão encaminhados para o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) e os que não são profissionais serão encaminhados para um dos cursos de capacitação na Casa do Trabalhador. Os dependentes químicos terão tratamento em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as crianças serão matriculadas nas creches, pré-escolas e escolas do ensino fundamental, de acordo com a idade e o grau de escolaridade. 


"Para reduzir a desigualdade social é indispensável melhorar o nível de instrução e capacitar o cidadão para o mercado de trabalho. Partindo dessa premissa a Prefeitura de Salvador vai investir na requalificação das unidades de ensino municipais e na qualidade do ensino. Vamos pôr em funcionamento o tempo integral em 50% da rede municipal de ensino. Serão 225 escolas municipais onde os alunos terão atividades pedagógicas num turno, e a prática de esportes, aulas de música, aulas de dança e cursos de informática no outro turno", explicou.

Outras ações envolvem um programa de estágios remunerados nos órgãos e empresas da Prefeitura e o incentivo à contratação, pelas empresas instaladas na cidade, de jovens para o primeiro emprego. "Vamos ainda ampliar o número de unidades da Casa do Jovem Aprendiz, em parceria com o Governo Federal, para oferecer cursos profissionalizantes do SENAI e do SENAC para os jovens que concluírem o Ensino Fundamental na rede municipal de ensino", disse.

Márcio Marinho complementou ainda que fortalecerá e ampliará a Guarda Municipal, para atuar em parceria com as polícias militar e civil na defesa da população.