Está marcado para o dia 31 de agosto, no auditório do Edifício Bahia Center (Rua Rui Barbosa, Centro), anexo da Câmara de Salvador, o I Encontro de Ouvidorias Parlamentares da Bahia, com o tema “Desafios e perspectivas”. Coordenado pela Ouvidoria da CMS, o evento acontecerá das 8 às 18 horas, reunindo representantes de casas legislativas municipais que possuam esse tipo de organismo funcionando atualmente.
O objetivo é promover a troca de experiências entre as ouvidorias e a capacitação das equipes técnicas, contribuindo para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelos órgãos, elevando a eficiência e agilidade das suas ações junto aos cidadãos.
Além de estimular a criação de uma rede de ouvidorias parlamentares para o aprimoramento dos métodos e dos modelos de gestão, a atividade vai divulgar as entidades nacionais representativas da área, fomentar sua articulação e fortalecer o Sistema Brasileiro de Ouvidorias Públicas e Associação Nacional de Ouvidores Públicos (Anop).
Da programação constam palestras com especialistas, abordando temas relativos à melhoria e à modernização desses colegiados, apresentação do diagnóstico das principais demandas dos órgãos nos municípios baianos, debates e encaminhamentos.
O evento será presidido pela ouvidora-geral da CMS, vereadora Olivia Santana (PCdoB) e contará com a presença do ouvidor da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel (PSD), e do ouvidor-geral do Estado e presidente da Anop, Jones Carvalho. Está prevista ainda a implantação do sistema informatizado de registro (TAG) como forma de cooperação técnica entre a OGE e as ouvidorias.