Política

Ministério da Saúde atende indicação de Félix Júnior e recomenda exame

vide
| 13/08/2012 às 15:00

O Ministério da Saúde vai recomendar à toda rede de assistência à saúde do SUS  a realização do exame de Oximetria a todos os recém nascidos em hospitais da rede ou conveniados.

A recomendação do Ministério atende a uma indicação feita pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), através da Câmara dos Deputados, ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e que agora foi atendida. O deputado elogiou a decisão do MS em recomendar a realização do exame.

"Uma atitude sensata e necessária do ministro Padilha e que, sem dúvida, resultará em ganho para a saúde dos recém nascidos". 


O exame de oximetria serve para medir o nível de oxigenação da criança e, conseqüentemente, orientar os profissionais sobre os cuidados que cada caso requer.

"O exame é realizado por meio de aparelho de fácil manuseio, custo acessível e já existente nas unidades de saúde, tendo se mostrado extremamente útil em identificar a falta de oxigenação da criança, evitando, assim, redundar em severos danos no futuro. Ao mesmo tempo, auxilia enormemente nos procedimentos de reanimação, permitindo que se avalie a efetividade das manobras realizadas. Possibilita ainda que se levante a suspeita precoce de problemas cardíacos, permitindo a correção mais ágil", observa Félix Júnior. Ele ressalta ainda que o exame de oximetria, "sem dúvida é de importância fundamental para todos os recém nascidos e resultará em ganho para todo o Sistema de Saúde que disponibilizará universalmente um serviço que salva vidas e evita seqüelas mais graves em recém nascidos com problemas de oxigenação", conclui o deputado.