VIDE
Alunos universitários da Faculdade de Medicina Rafael Nunes, em Cartagena
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Cartagena de Índias, Colombia, que é uma cidade que tem o povo muito parecido com Salvador, a maior população afrodescendente deste país mora por acá à beira mar, por onde chegaram os negros do Congo trazidos pelos colonizadores espanhóis, está a anos luz à frente da capital baiana em termos de cidadania. Mesmo sendo cidade praiana não há ninguém nos ônibus e de sunga e o cidadão, no centro da cidade e áreas limitrofes, pisou o pé na faixa de pedestre os motoristas param o veiculo.
2. Em Cartagena, cidade com 1.2 milhão de habitantes existem 7 universidades, e, curioso, alunos mesmo das universidades privadas (das 7 só uma é estatal) usam fardas com trajes em cores diferentes para cada curso. Na Corporacional Rafael Nunes, localizada no centro da cidade, os alunos de medicina usam calça caqui e camiseta azul; de enfermagem marrom; de nutrição, bege, e assim sucessivamente.
3. Detalhe: é proibido entrar na área do Campus da Universidade de bermudas e chinelos. Todo mundo se apresenta fardadinho,com tênis, calça e camisa. Não foi assim, não entra.
4. Em todos os locais que se vai o turista é tratado com uma deferência toda especial ainda que existam vendedores ambulantes em vários pontos, inclusive no centro histórico. Mas, não há assédio ao turista, nem há furtos. Não há sequer policiamento nesses locais. O turista é visto como um cidadão que vai deixar renda no local e estima-se que mais de 30% da população esteja trabalhando nesse sistema.
5. Cartagena tb é uma cidade portuária, uma das mais importantes da Colombia nesse campo, e dispõe de toda uma infra na área de exportação. Mas, o turismo é o seu forte, e a quantidade de turistas que visitam a cidade por ano é assemelhada ao que o Brasil recebe no mesmo período. Ou seja, 6 milhões de turistas transitam pela cidade, especialmente a partir de outubro com a forte temporada de cruzeiros no Caribe.
**
6. Mais uma estatística interessante dos candidatos a prefeito colhida no site Divulgacand do portal do TSE, cujo link é http://www.tse.jus.br/hotSites/estatistica2012/cargo-situacao-candidatura.html sobre a situação da candidatura: foram considerados inaptos 57 nomes, sendo cinco por renuncia, um por falecimento, dois por não conhecimento do pedido e 49 indeferidos; 1033 nomes foram declarados aptos, sendo 866 com deferimento, 76 indeferido com recurso e 71 deferido com recurso.
7. Constam ainda 59 nomes que se encontram aguardando julgamento, apesar do prazo estabelecido no calendário eleitoral ter vencido no ultimo dia 05 e também somente está contabilizado no rol dos falecidos o ex- prefeito e candidato pedetista a reeleição em Itaeté, sem incluir o ex-candidato petista de Arataca que faleceu misteriosamente há poucos dias.
8. Já os que formalizaram a renúncia as candidaturas foram os atuais prefeitos de Porto Seguro e Nilo Peçanha, um ex-prefeito de São José do Jacuipe, um médico de Iraquara e uma professora de Santa Inês.
9. A Prefeitura de Candeias esclarece que a notícia sobre os gastos da festa de Emancipação Política da cidade não é coerente com os fatos apresentados e nem condizem com a realidade.
10. Diferente do que foi relatado para a mídia, o valor divulgado é referente ao total dos contratos de eventos até o dia 31 de dezembro de 2012, que cobrem a Festa da Emancipação Política, eventos de cunho cultural, popular e cívico; além de eventos religiosos e institucionais que ocorrem tanto na sede quanto nos distritos de Madeira, Caboto, Menino Jesus e Passagem dos Teixeiras.
11. "Fizemos tudo com a devida transparência. Publicamos o edital de abertura da licitação e várias empresas participaram, o que não aconteceu nas gestões anteriores. A prioridade da minha gestão é a clareza dos fatos e a rapidez de soluções", disse o prefeito Sargento Francisco.
12. Na caminhada realizada, nesta quinta-feira (9), no bairro do Comércio, o candidato a vereador da coligação É hora de defender Salvador (DEM, PV, PSDB, PTN e PPS) Claudio Tinoco defendeu mais incentivos do Poder Executivo para o restabelecimento do funcionamento do Plano Inclinado Gonçalves. O equipamento se encontra há dois anos parado por problemas estruturais, prejudicando o comércio e o turismo na região.
13. Durante a visita, Tinoco solicitou ao prefeiturável ACM Neto a garantia de investimentos necessários para o conserto e manutenção de todos os ascensores que ligam as cidades Baixa e Alta, conforme estabelecido no Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável - elaborado durante sua gestão na Empresa Salvador Turismo (Saltur).