Após criticar o abandono da Fundação Cidade Mãe, criada na gestão Lídice da Mata, pelos prefeitos que a sucederam, o candidato pela coligação "Todos juntos por Salvador", Nelson Pelegrino, defendeu, nesta terça-feira (7), o fortalecimento da fundação e a criação de um sistema que garanta o acolhimento e a proteção integral a crianças e adolescentes que vivem em situação de rua, e que funcione em sintonia com as ações do Brasil Carinhoso, programa do governo federal, e do Bahia Acolhe, do governo estadual. Esses programas não têm correspondentes no município, entende ele, por falta de alinhamento.
Pelegrino, que defende a adoção de escola em tempo integral na rede municipal de ensino, afirma que a primeira medida que tomará para garantir a inclusão social das crianças e adolescentes em situação de risco será o mapeamento das violações de direitos mais incidentes, que servirá para nortear os programas sociais a serem implantados por ele, se for eleito.
Outro aspecto destacado por Pelegrino é a importância da parceria entre os executivos federal, estadual e municipal na implantação de campanhas de combate à exploração sexual de crianças e à violência doméstica. "Muitos programas federais, já estão no governo estadual, mas não chegam ao município. Na prefeitura, vou lutar e vou buscar todos esses recursos, especialmente para a área social", declarou ele.
Na tarde desta terça, Pelegrino fez uma caminhada no Vale das Muriçocas, ao lado da candidata a vice, Olívia Santana.