O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) está coordenando a formação, na Câmara dos Deputados, da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira. O deputado já conseguiu 150 adesões de parlamentares de todos os partidos e prevê que até o final desta semana consiga as assinaturas necessárias (171) para a consolidação da Frente.
"O objetivo da Frente Parlamentar é acompanhar, propor e analisar proposições e programas que disciplinem todos os assuntos referentes à defesa da lavoura cacaueira, o ecossistema e a economia regional".
Disse o deputado. Ele acrescenta que a Frente vai também propor soluções legislativas que objetivem a criação de medidas urgentes para resolver a crise da lavoura cacaueira, tais como a adoção de uma política nacional de preço mínimo; a criação de um selo ambiental para a lavoura do cacau e a introdução dos seus derivados na merenda escolar, cesta básica, negociação das dívidas da lavoura e a implementação de linhas de crédito com prazos de pagamentos de até 30 anos.
Félix Júnior observa ainda que um dos objetivos da Frente Parlamentar será o de impedir que o ecossistema tão diversificado e preservado, que inclui a Mata Atlântica, graças a lavoura do cacau, seja substituído pelo extrativismo ou culturas como o café e ainda a pecuária, o que importaria em grave prejuízo ecológico.