Política

ELEIÇÕES ILHÉUS: JABES E CACÁ SEGUEM CAMINHADAS PELOS MORROS DA CIDADE

vide
| 28/07/2012 às 11:09
Jabes e Cacá no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus
Foto: DIV

Na sexta-feira, 27, os candidatos da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) e Cacá (PMDB), completaram caminhadas aos morros Ilhéus, começando pela Avenida Brasil, a comitiva da coligação seguiu pelos Carilos e desceu pelo Alto da Gamboa, no bairro da Conquista.

As obras do Projeto "Viva o Morro" foram relembrados por muitos moradores que o receberam com entusiasmo em suas casas. Também elogiaram a sintonia na jornada que une a experiência de Jabes, prefeito que tem o nome marcado na história ilheense, com a juventude de Cacá.

Pessoas como dona Jaciara, moradora da Rua Alto São José, e dona Maria da Paixão, residente na Gamboa há 38 anos, ecoam a esperança de melhoria com a vitória de Jabes em 7 de outubro. "Cheguei a sonhar que você viria aqui", contou Jaciara, chorando de emoção. A fé no futuro e a confiança na competência administrativa e política de Jabes expressa na fala de Maria da Paixão é a mesma encontrada em todas as partes da cidade: "rezo para que Jabes retorne ao comando e organize Ilhéus novamente", diz ela.

"Volta Jabes, volta meu prefeito!"

À tarde, Jabes e Cacá caminharam no bairro Teotônio Vilela, recebidos de braços abertos pelos moradores. A mistura de esperança pela mudança com a indignação pela estagnação do governo atual levou os moradores a repetir com entusiasmo o refrão da música da campanha: "volta Jabes, volta meu prefeito!".

Bairro de extrema importância para Ilhéus, o Teotônio Vilela abriga cerca de 40 mil habitantes, segundo o censo de 2010. O sentimento de abandono toma conta da maioria dos moradores. "Eu só não posso dizer que a situação do meu bairro é miserável porque existem pessoas de bem, mas a realidade aqui é triste demais", relata Eliene, moradora da rua Nossa Senhora da Conceição, onde o esgoto corre a céu aberto e o mato invade as casas.

Sob a gestão de Jabes Ribeiro, o Teotônio Vilela foi beneficiado com pavimentação na maioria das ruas, unidades de saúde, o Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, considerado modelo de instituição de ensino, o projeto "Viva o Morro", obras que nutriram a população local de gratidão e carinho pelo ex-prefeito.

Motivada por esse sentimento, Tatiana, 31 anos, participou da caminhada, carregando seus dois filhos em um carrinho de bebê. "Ele é o único prefeito que veio aqui e fez algo pelo pobre, pelos fracos", garantiu. Dona Maria Nery, moradora do Vilela há 26 anos, revela outra característica que faz Jabes Ribeiro ser acolhido