"Saúde não se politiza. É um absurdo que o PT use o contexto eleitoral para cercear o direito dos cidadãos de atendimento a saúde em um hospital que foi ampliado recentemente e está totalmente preparado com os melhores equipamentos para atender a população de Jequié e região", disparou o deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB). O peemedebista denunciou hoje (26/07) que por questões políticas, a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, pertencente a Fundação José Silveira, com instalações novas e inauguradas no inicio de junho, em Jequié estão com os seus leitos vazios, enquanto o Hospital Prado Valadares (HGPV), administrado por uma gestão ligada ao PT no município está lotado.
Segundo Leur Jr., a Santa Casa foi ampliada com objetivo principal de atender parturientes, através do Centro de Parto Normal e tem 30 leitos para receberem pacientes do Prado Valadares, mas por causa de "objetivos e interesses eleitoreiros" há denúncias de que o hospital estadual não está encaminhando os pacientes para Santa Casa.
"Estive em Jequié nos últimos dias, e acompanhado do deputado federal Antonio Brito (PTB) mais uma vez me impressionei com as instalações da Santa Casa, porém ao mesmo tempo fiquei surpreso, pois os leitos estavam vazios. Tivemos a informação que no Prado Valadares, os pacientes estão amontoados pelos corredores em cadeiras e leitos improvisados. Não podemos admitir que tal situação esteja ocorrendo em Jequié. O doente não é peça política", ressaltou, lembrando ainda que a expansão do São Judas Tadeu foi uma conquista que representaria um apoio importante ao HGPV, que sozinho não consegue dá conta, já que costuma atender mais de 30 municípios da região.
A ampliação da Santa Casa foi uma das lutas do grupo político, entre eles o petebista Antonio Brito, que hoje apoia o candidato a prefeito Euclides Fernandes (PDT), enquanto isso o PT municipal apoia a candidatura de Tânia Brito (PP). Conforme Leur Jr., essa aliança local entre o PP e o PT, com vistas ao pleito de outubro estaria inviabilizando o acesso de muitos doentes à Santa Casa.