Política

FEIRA: José Ronaldo assume compromisso com Agentes Comunitários Saúde

VIDE
| 23/07/2012 às 20:01
Assembleia da categoria aconteceu na Euterpe Feirense
Foto: ACM

Em encontro com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), José Ronaldo participou de uma assembléia extraordinária da categoria, nesta segunda-feira (23). O evento ocorreu na Euterpe Feirense, com o objetivo de apresentar propostas de governo que contemplam a classe trabalhista.


Dentre elas, o repasse integral da verba do Ministério de Saúde (MS) com encargos sociais, como acontecia nas duas gestões de José Ronaldo. O candidato democrata assumiu o compromisso com a categoria. "O que vem do Ministério da Saúde é sagrado", afirmou.


Durante a assembleia, os agentes lembraram que antes do governo de José Ronaldo, a categoria vivia em constante insegurança trabalhista por não ter vínculo direto com a Prefeitura, e sim com a Associação. O contrato era renovado a cada ano, os salários atrasavam com frequência e não tinham direitos segurados.


Valorização - Já na primeira gestão de Ronaldo, um projeto de autoria do Poder Executivo foi enviado à Câmara Municipal e aprovado. Com isso, os agentes foram contratados pela Prefeitura e passaram a ter todos os direitos dos servidores públicos municipais. Também, a Prefeitura incorporou ao salário 20% com recursos próprios sobre o repasse do MS.


Regulamentação - Ainda no governo de José Ronaldo, o Sindicato dos ACS teve como parceira a Prefeitura para a construção da sede própria na Rua Olímpio Vital, e passou a contar com atendimento médico aos servidores e familiares. Outro projeto de lei, o de número 11.350/06, foi enviado para a Câmara Municipal, que teve aprovação e regulamentou tanto os agentes Comunitários de Saúde quanto os de Endemia.


Outras reivindicações da pauta apresentadas pelos ACS são: adicional da 13ª parcela, resgate da valorização da categoria, material de trabalho de qualidade e educação continuada.