Política

500 ANOS DE CATHARINA PARAGUASSU SÃO COMEMORADOS PELA CMS

| 13/07/2012 às 13:29

Os 500 anos de nascimento de Catharina Paraguassu serão comemorados na próxima segunda-feira, 16, pela Câmara de Salvador, com uma sessão especial comemorativa, marcada para 19 horas. A iniciativa é do o vereador Pedro Godinho (PMDB), presidente da Casa.

Além da reunião, diversas atividades serão realizadas, como a instituição ao “Dia Municipal de Catharina Paraguassu”, a apresentação do “Roteiro turístico Caramuru-apóstolo Santiago-Catharina Paraguassu” e o lançamento do “Projeto Caramuru & Catharina nas escolas” e de dois livros: “Catharina Paraguassu, matriarca do Brasil’ e “Cinco de outubro, dia de Caramuru”.

A data de 26 de janeiro como dedicado à personagem histórica foi aprovada pela CMS também como proposta de Godinho e sancionada pelo prefeito João Henrique Carneiro por em 9 de maio de 2012.

Primeiro milagre

A índia tupinambá nasceu em 1512, na Ilha de Itaparica ou na região do Rio Paraguassu, e foi a primeira grande personalidade feminina da história brasileira. Batizada na França, em Saint-Malo, em 30 de julho de 1528, onde recebeu o nome de Katherine du Brezil, formou com Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, o primeiro casal cristão do Brasil e as primeiras famílias brasileiras. 

Considerada a Matriarca da Bahia e do Brasil, foi a personagem do primeiro milagre ocorrido na América Portuguesa, decorrente de seus sonhos com a Mãe de Jesus. As aparições resultaram na localização da imagem da Virgem Santíssima carregando o Menino Jesus, na embarcação espanhola Madre de Dios, naufragada no litoral baiano, nas proximidades da Ilha de Boipeba.

Livros e quadrinhos

O projeto para as escolas será apresentado pelo presidente da Casa de Cultura Carolina Taboada, Nelson Taboada. Seu objetivo principal será auxiliar educadores e educandos e contribuir de uma maneira mais próxima da realidade ao disponibilizar dados biográficos aprofundados do conteúdo histórico da vida dos popularmente conhecidos “Caboclo e Cabocla”, considerados verdadeiros ícones da história brasileira do século XVI e fundadores da brasilidade.

As informações sairão basicamente de livros destinados aos educadores: “Catharina Paraguassú, Matriarca do Brasil” e “Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, Patriarca do Brasil”. As outras publicações são cartilhas para os estudantes, sobre os dois personagens, ambas em quadrinhos. O autor das quatro obras, o pesquisador e escritor Ubaldo Marques Porto Filho, considerado o maior especialista brasileiro na área, também falará na sessão especial.