vide
Acompanhadas do Relator Nacional de Direito à Cidade, Leandro Franco Gorsdorf, a deputada estadual Maria del Carmen e a vereadora Marta Rodrigues realizarão uma visita ao bairro 2 de Julho, nesta quinta-feira às 13h para avaliar as intervenções previstas e em curso do recente projeto da prefeitura de Salvador voltado para o bairro 2 de Julho, intitulado "Projeto de Humanização do Bairro Santa Tereza".
Em seguida, às 17h será realizada uma Audiência Pública no Centro Cultural da Câmara Municipal que além do Relator Nacional de Direito à Cidade, reunirá moradores e Associações Comunitárias do bairro 2 de julho, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio ambiente de Salvador (SEDHAM), Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), Ministério Público, Defensoria Pública e Escritório de Referência do Centro Antigo.
Para Maria, o Planejamento Urbano passa por um amplo e efetivo processo participativo e por uma Gestão democrática, com participação da população e de suas representações na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos, conforme reza o Estatuto da Cidade (Art. 2º, inciso II da Lei 10.257/2001). "Este projeto da prefeitura apresenta fortes indícios de uma intervenção que assume interesses econômicos do empresariado, em detrimento do interesse coletivo e das demandas e necessidades do conjunto de moradores e usuários do Bairro 2 de Julho e isto não podemos permitir", esclarece e complementa: "Além disso, mudar o nome do bairro é um desrespeito à história de Salvador e da Bahia".