Emocionante. Não há outra palavra para definir o início da campanha do prefeito Tarcízio Pimenta (PDT), candidato à reeleição pela coligação "Para Feira crescer muito mais". Na noite desta segunda-feira (9), o gestor fez caminhada no bairro do Horto, local em que nasceu, deu os primeiros passos, criou laços de amizade e desenvolveu o gosto pela política. Tarcízio, que estava ao lado da primeira-dama Graça Pimenta, foi recebido com queima de fogos e cumprimentou os moradores de porta em porta. "Nada melhor do que voltar às origens e ver as pessoas que conhecem a nossa história. Volto aqui porque tenho identidade com essa gente", ressaltou o prefeito com os olhos marejados.
A caminhada foi marcada pela presença de candidatos a vereador, que apoiam a continuidade do governo que trabalha para "Feira crescer muito mais". "Estou feliz e realizado em ter um prefeito que nasceu aqui no nosso bairro. Tarcízio é uma pessoa que aprendi a amar", disse Toninho da Rua Nova.
Bira (PSD), que também sonha em ocupar vaga na Câmara Municipal, fez questão de lembrar que a atual gestão distribuiu o kit-escola para os 50 mil alunos da rede pública e construiu mais de cinco mil casas populares através do programa Minha Casa, Minha Vida. Durante a visita, Moisés Batista dos Santos , 54 anos, lembrou da infância ao lado do amigo ilustre. "Crescemos juntos andando por essas ruas que não tinham calçamento. Jogamos bola juntos, mas ele era um perna de pau. Que bom que virou um craque da política".
Outra história comovente foi a da dona de casa Maria Isabel dos Santos, 52 anos. "Foi Tarcízio que fez o parto da minha filha. Ele foi o primeiro a pegá-la nos braços. Tô com Tarcízio e não abro". A primeira-dama Graça Pimenta, em seu discurso, destacou ações da administração nas áreas da saúde e segurança pública. "O prefeito ampliou o número de policlínicas, aumentou o número de funcionários e reformou os postos de saúde. Foi ele que implantou a Secretaria de Prevenção à Violência e aumentou o número de guardas municipais. Por isso, precisamos fazer de tudo para que ele continue fazendo esse trabalho maravilhoso. É o 12 rumo à vitória".
Quem também marcou presença na caminhada foi o candidato a vice Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana. O vereador garantiu que jamais faria parte de uma chapa que não fosse "digna e honesta". "Hoje, colocamos nossa campanha nas ruas para atender ao chamamento do povo que quer manter Tarcízio Pimenta na prefeitura".
"Que felicidade ver Chico, Moisés, Pernambuco e Miau e tantos outros que fazem parte desta história de luta. Nasci aqui na Rua da Aurora e, por isso, adotei essa gente como uma família. É aqui que sempre começo todas as minhas campanhas. Tem gente que diz que o Horto é uma favela. Mas, para mim, esse é um lugar de gente honesta e trabalhadora, de homens e mulheres de bem".
Em outro momento, o candidato lembrou das dificuldades do governo e revelou como teve que suar a camisa para mudar os paradigmas da gestão. "Tem muita gente que é do contra e não se importa com as necessidades do povo. Muitas pessoas acham que vão ter a prioridade da prefeitura porque são ricas. Mas, não é assim não. A prioridade deve ser sempre para aqueles mais carentes. Tive que governar, é verdade, com muita gente que já estava lá. Agora, preciso de uma nova oportunidade para fazer uma gestão sem falhas. Agora, quem vai mandar é o povo. Sei que é difícil, mas vou lutar até o fim por todos vocês.".