Política

POLÍTICOS, AUTORIDADES E COMUNIDADE DISCUTEM LEGADO DA COPA PARA SSA

| 09/07/2012 às 21:00
O II Fórum da Copa atraiu grande interesse de público
Foto: Rodrigo Soares

Vereadores, deputados, representantes comunitários da sociedade civil, gestores públicos e um expressivo público participaram do II Fórum da Copa realizado nesta segunda-feira, 9, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, pela Comissão Especial de Acompanhamento dos Empreendimentos da Copa da CMS.

O tema discutido foi “Ações e estratégias das instituições governamentais na realização da Copa do Mundo de 2014 e suas expectativas para a população”. O edil Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão, destacou a importância de dar sequência ao evento, cuja primeira edição aconteceu em 25 de agosto de 2011: “É fundamental discutir as obras em andamento. Seu legado será muito importante para os soteropolitanos, após a Copa”.

Presente ao debate, o deputado federal Renan Calheiros Filho (PMDB-AL), defendeu a Lei Geral da Copa, de sua autoria. Segundo ele, “Salvador é uma das poucas cidades do país em que é permitida a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol. Na maior parte do país, isso não acontece. Abrimos a exceção para que a cerveja seja vendida durante a Copa do Mundo de 2014”.

Seu colega de partido e de Câmara Federal, Lúcio Vieira Lima, espera que a Copa evidencie o os aspectos positivos e negativos da Bahia: “O que for bom tem que ser mostrado a todos e o que não for também é bom que se evidencie para que consigamos, na medida do possível, melhorar”.

A importância da realização do evento esportivo “para todos os cidadãos de Salvador” foi destacada pelo coordenador executivo da Copa em Salvador (Ecopa), Leonel Leal.

O papel social e reparador que a Copa do Mundo deve trazer para a cidade foi a bandeira do secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira, em seu discurso: “A pauta da igualdade precisa ser levantada. Durante o evento, precisamos traduzir os desejos e as demandas da população que foram reprimidos ao longo da história”.

Também marcaram presença no fórum, pela manhã, os vereadores Olívia Santana (PCdoB), Marta Rodrigues (PT), Dr. Pitangueira (PSD), Paulo Magalhães Júnior (PSC) e TC Mustafa (PTdoB) marcaram presença no evento.

À tarde participaram representantes e profissionais da Associação Baiana de Cronistas Desportivos (ABCD), relatando experiências sobre coberturas jornalísticas em Copas do Mundo e sendo homenageados pela Comissão da Copa.