Depois de participar da missa das 8h na Igreja do Senhor do Bonfim, o candidato do Democratas à prefeitura de Salvador, ACM Neto, fez uma visita de uma hora e meia às instalações das Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma. Ele foi recepcionado pela superintendente Maria Rita Pontes e por diversos diretores da entidade, com quem visitou as instalações do Hospital Santo Antônio e conversou com médicos e pacientes.
"O deputado ACM Neto é importante para o trabalho social e de saúde que desenvolvemos aqui, destinando anualmente emendas que têm sido empenhadas e pagas. Só agora em 2012, são R$150 mil para a compra de equipamentos para o setor de otorrinolaringologia, que será reformado", informou Maria Rita Pontes. "Isso é de família, porque o avô dele, o senador ACM, também nos ajudada muito. E aproveitamos a presença do deputado aqui hoje para agradecer esse apoio".
De acordo com o diretor de Gestão Administrativa e Financeira da Osid, Milton Carvalho, as emendas anuais de ACM Neto são destinadas, sobretudo, para a aquisição de equipamentos hospitalares. Ele afirmou que esses recursos não podem, por lei, ser aplicados para amortizar a dívida do hospital, que gira em torno de R$10 milhões. "Essa dívida se deve ao pagamento de juros acumulados em função dos atrasos nos repasses do poder público municipal".
Liberação - ACM Neto afirmou que na próxima semana devem ser liberados mais recursos para o Hospital Santo Antônio, fruto de emendas apresentadas por ele em 2011 e 2012. Ele disse que, se for eleito prefeito, vai ampliar os repasses do poder público municipal para o hospital.
"Vamos firmar uma parceria forte com as entidades filantrópicas, tanto possibilitando a ampliação do atendimento como usando a experiência e qualificação delas para a prestação de serviços para a prefeitura. Afinal, o cidadão quer é ser atendido bem, não importa se o médico é de filantrópica ou da prefeitura".
Centro - Neto ouviu sugestões da equipe de médicos. Uma delas é a construção de um novo espaço, ampliado, para comportar o Centro de Reabilitação e Prevenção de Doenças, onde residem atualmente cem portadores de deficiência que moravam nas ruas ou foram abandonadas pelas famílias. O candidato do Democratas também acompanhou de perto um ensaio junino dos pacientes da Central de Geriatria, ocasião em que foi recebido com muito carinho e afeto pelos mais idosos.
"Aqui temos muitos pacientes com depressão, com histeria, e a gente faz atividades lúdicas para aprimorar a memória, trabalhar com a cognição, como a idéia dessa festa junina", contou Teresa Pacheco, responsável pelo setor.
ACM Neto também conversou conversou com pacientes e visitou o local onde estão os restos mortais de Irmã Dulce. Lá, Neto fez uma oração.