Política

Dep Waldenor quer mais encargos para Dilma com jornada de 30 horas

vide
| 30/06/2012 às 14:06

O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) ocupou a tribuna do plenário da Câmara na terça-feira(26) para defender a aprovação imediata do projeto de lei que reduz a carga horária dos enfermeiros para 30h semanais. Declarou-se favorável como deputado petista e baiano, mas afirmou que a votação não deve se partidarizar, pela justeza e necessidade de reparar urgentemente um descaso antigo com a categoria.

Para o parlamentar, é mais que justa a regulamentação da carga horária dos enfermeiros em 30h semanais, pela natureza do trabalho desses profissionais de saúde: "Trata-se de uma profissão, cuja função - pela insalubridade, o stress e a tensão que representa o seu exercício - justifica, sem dúvida nenhuma, ter a sua carga horária reduzida.

O documento do "Fórum Nacional 30 horas Já!" apresenta 21 motivos para a aprovação do Projeto de Lei 2295/2000, dentre os quais Pereira destaca:"A jornada de 30 horas semanais - deliberada nas Conferências Nacionais, de Saúde/2003, Saúde do Trabalhador/2005, Gestão e Trabalho e Educação em Saúde/2006 - é o tempo de labor recomendado pela Organização Internacional do Trabalho(OIT), órgão da ONU de relevância mundial".

Além disso, o parlamentar chama atenção para outro argumento do Fórum: no cenário nacional, inúmeros já são os profissionais da área de saúde a gozarem de tal benefício, tais como médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e fisioterapeutas. "Não há porque não se regulamentar a carga horária dos enfermeiros", reforçou.