O Dia Municipal do Vigilante será comemorado nesta quarta-feira, 20, às 9 horas, com uma sessão especial na Câmara de Salvador, requerida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), autora também do projeto que instituiu a data na capital baiana.
A reunião homenageará a classe e pretende ser também um momento de reflexão para a sociedade sobre a luta desses profissionais pela melhoria das condições de trabalho. Segundo Marta, “a garra da categoria precisa ser enaltecida e estou junto com os vigilantes nessa luta”.
A edil encaminhou outra proposição ao Legislativo, aprovada em 2011, obrigando as instituições financeiras equipadas com porta de segurança e detectores de metais a instalar guarda-volumes de uso gratuito para as pessoas tiverem acesso aos estabelecimentos.
Segundo a petista, a inexistência de local para guardar objetos dificulta o acesso e gera constrangimento, tanto ao público quanto aos profissionais de segurança, obrigados a fazer ilegais e humilhantes revistas a bolsas, mochilas, pastas e pertences. “As instituições financeiras acabam expondo as cidadãs e os cidadãos a situações vexatórias”, diz Marta.