Política

CÂMARA FAZ SESSÃO SOBRE COTAS E ENTREGA MEDALHA ZUMBI A VALDÉLIO

| 12/06/2012 às 20:37

As cotas raciais nas universidades, cuja constitucionalidade foi confirmada recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a situação das comunidades quilombolas serão debatidos em audiência pública nesta quarta-feira, 13, às 10 horas, no auditório do Edifício Bahia Center, na Rua Ruy Barbosa. O encontro será promovido pela Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, presidida pela vereadora Marta Rodrigues (PT).

Igualmente por iniciativa da petista o professor Valdélio Santos Silva receberá a medalha Zumbi dos Palmares, também nesta quarta, às 18h30min. Graduado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é mestre em Antropologia e doutor em Estudos Étnicos e Africanos.

A Medalha é dedicada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância em Salvador e na Bahia. O evento de entrega da honraria ao Professor Valdélio irá contar com amigos e familiares, representantes de terreiros da capital baiana, além do reitor Lourisvaldo Valentim (Universidade Estadual da Bahia – Uneb), e da ministra Luiza Bairros, chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Valdélio se destaca nacionalmente na luta contra a desigualdade racial na educação e na promoção do acesso de jovens negros e negras à universidade pública. De sua luta, ao lado de colegas, resultou a implementação das cotas raciais na Uneb. Atualmente, coordena o Projeto “Roda Baiana - Um intercâmbio africano no Engenho Velho: tradição e contemporaneidade, trabalho e cultura”, iniciativa da Uneb, através do Centro de Estudos das Populações Afro Indígenas e Americanas.