2. Essas contratações compreendem serviços de engenharia, compras de materiais, patrocínios de eventos diversos e realização de diversos serviços e obras públicas, mas o que chama atenção dos baianos é que o nosso Estado foi contemplado com pouca coisa na área de patrocínio, quando esperava-se encontrar algo substancial, haja visto que o comando da estatal até o inicio deste ano era de José Sergio Gabrielli, atual Secretario do Planejamento, que tenta de posicionar como pré-candidato a governador.
3. Além do mais, a lista termina em meados de abril passado e não consta qualquer valor para a costumeira ajuda para os festejos juninos do interior baiano, cujos recursos financeiros, apesar da seca que castiga muitos municípios, deveriam ser assegurados para se gastar em obras e serviços de caráter estruturante para minimizar os efeitos do fenômeno climático.
4. Por falar em seca, os conhecedores da situação das barragens da EMBASA, situadas na RMS e que abastecem a Grande Salvador, estão preocupados com o balanço hídrico deste ano, quando as chuvas se resumiram a praticamente uma semana de maio, já chegando o déficit hídrico a cerca de 800 mm, pois choveu em torno de 300 mm e deveria ter chegado a 1.000/ 1.100 mm.
5. Se persistir esse veranico até agosto, o outono/inverno praticamente não serviu para acumular o volume total costumeiro, ficando dependente das chuvas de trovoadas, a partir de outubro, o que exige a intensificação da campanha pela economia de água, já que o sistema ficará totalmente vuneravel, pela dependência da água de Pedra do Cavalo, a qual, por sua vez, depende de chuvas na bacia do rio Paraguaçú, situada quase totalmente no semi árido.
6. O Governo do Estado entregou a Secretaria de Agricultura a execução do Programa de Barragens Subterraneas, lançado pelo Governo Federal, já que a sua estrutura técnica não tem qualquer expertise na matéria, ao contrario da CERB, empresa que vem desde a década de 1980 estudando o assunto e implantando, conforme já foi abordado por esse BJÁ com a implantada em São José do Chorrochó.
7. Tudo leva a crer que a condução está sendo por disputa política "interna corporis" do Governo, pois a SUAF/SEAGRI está sob o comando de uma tendência petista e a CERB de outra.
8. Já que o assunto é água, é bom registrar que a EMBASA está construindo um puxadinho na sua sede do CAB, comenta-se pela bagatela de cerca de R$ 2 milhões, destinado a abrigar duas novas diretorias que foram criadas, sem muito barulho, sendo uma de Operações Sul e outra Norte.
9. Antigamente, dizia-se que o pessoal da Empresa que trabalhava no CAB era carregada pelos funcionários das áreas operacionais da RMS e interior e que deveria ter-se uma estrutura mínima no comando central, mas pelo visto optou-se pela concentração no ambiente burocrático.
17. Um bate-papo no estúdio, sempre bem-humorado, que abordará os assuntos da semana sob uma ótica diferente. Além da análise do que foi destaque no esporte durante a semana, sobretudo o futebol. O programa também esquentará a rodada do final de semana, terá reportagens e quadros exclusivos.
21. O PT de Camaçari homologou ontem (10) o nome de Ademar Delgado como candidato a prefeito do município. Ele terá a missão de conduzir o partido ao terceiro mandato consecutivo à frente do município.
22. A deputada estadual Luiza Maia ressaltou a capacidade técnica e política de Ademar, que "possui uma relação de carinho com a cidade". Lembrou, ainda, a relação de companheirismo e respeito que o candidato do PT tem com Luiz Caetano, atual prefeito de Camaçari e presidente da UPB.
23. "Os dois caminham juntos na política há quase 30 anos. Guardadas as devidas proporções, Ademar é para Caetano o que Dilma é para Lula", afirmou, arrancando aplausos entusiasmados da plateia que prestigiou o ato.
24. O deputado estadual Alan Sanches, presidente municipal do PSD, recebeu das mãos do vice-almirante Antônio Fernando Monteiro Dias, comandante do 2° Distrito Naval, a Comenda da "Ordem do Mérito Naval", a mais alta condecoração da Marinha do Brasil, em comemoração aos 147 º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.
25. Badu, o intelectual de bigode, mandou que os amigos anotem na agenda a data dos seus 60 anos de idade. Vai ser uma festança.
26. Negalora é o novo trabalho de Claudia Leitte.
27. Muito legal as reportagens que Anna Valéria está fazendo para o Bahia Revista sobre os caminhos do São João. Dá água na boca.
28. O deputado Rosemberg Pinto (PT) presidia a sessão na Assembleia e concedeu a palavra a deputada Maria Del Carmen. - Com a palavra a nossa candidata a prefeita de Salvador. - Deputado, meu candidato a prefeito de Salvador é Nelson Pelegrino, rebateu Del Carmen. E acrescentou: - Essa cadeira onde V.Exa. está sentada tem muita gente pensando nela. Ou seja, o próprio Rosemberg.
29. ACM Neto, segundo confidenciou fonte do BJÁ, vai anunciar seu vice na próxima quinta-feira, dia 14. A convenção do DEM será na segunda, dia 18.
30. Neto recebeu da DataQualy (Lobão) pesquisa qualitativa com bons indicadores de sua jornada politica para esta seleição.
31. O PSB, segundo o deputado capitão Tadeu, fará sua convenção dia 14. A expectativa é grande para saber qual a posição de Lidice da Mata sobre a campanha de Salvador.