Política

Lideranças do PT prestigiam pré-candidatura de Lindomar, em Uauá

vide
| 08/06/2012 às 16:17
Lindomar, dep Rosemberg Pinto, Sérgio Gabrielli e Jonas Paulo
Foto:

O município de Uauá, localizado no sertão baiano (a 416 km da capital) está vivendo um importante momento político. Foi lançada a pré-candidatura de Lindomar a prefeito da cidade, pelo Partido dos Trabalhadores, com a presença de mais de 400 pessoas de comunidades rurais e da sede. Lideranças políticas estaduais marcaram presença, como o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli; o superintendente do Sebrae, Edval Passos; o presidente do PT estadual, Jonas Paulo; e os deputados estaduais Rosemberg Pinto e Fátima Nunes, e federal, Zezéu Ribeiro.

O evento foi realizado no Clube Som de Cristal, consolidando a liderança política de Lindomar na cidade. Segundo Dora Loiola, componente  da executiva do partido e natural de Uauá, o programa de governo foi discutido coletivamente com a participação de diversos setores da sociedade, com ações voltadas à juventude local, trabalho, saúde, educação e políticas públicas. "Pela primeira vez a cidade vai contar com um plano de governo direcionando a administração municipal", afirmou.

No evento, foi discutida a cadeia produtiva dos caprinos e ovinos, tema debatido por Edval Passos. Já Gabrielli falou sobre a importância da Coopercuc (Cooperativa de Curaçá, Uauá e Canudos) e o beneficiamento do umbu - fruta natural do sertão e que está hoje sendo exportada para a Itália na forma de doces e compotas.  "A região é conhecida pela produção de carne e precisa estudar tecnologias alternativas de convivência com a seca", reconheceu o secretário.


Segundo Dora Loiola, é necessária a capacitação dos produtores para o manejo sustentável das criações, levando-se em consideração os períodos de estiagem. "A cidade precisa pensar as novas tecnologias para conviver com o fenômeno natural da seca, garantindo não só a continuidade da produção, como também pensando as necessidades da população", salientou. Foi bastante festejada no evento a presença do ex-prefeito Pedro Ribeiro, com história de luta junto aos partidos da esquerda, o que foi lembrado por Edval Passos.


O deputado Rosemberg Pinto, sociólogo por formação, ressaltou a história da região, entrelaçada com a saga de Canudos, afirmando que o Estado hoje pensa o desenvolvimento das regiões a partir dos territórios de identidade, o que ajuda a projetar ações voltadas para a melhoria da vida das pessoas.

O nome de Lindomar foi aprovado por unanimidade, tendo participado do evento representantes do PSD, PDT, PMDB, PR e PCdoB. Outra presença bastante festejada foi de D. Jovita, produtora bastante querida na região.