O evento contou com a participação do secretário nacional de Organização, Walter Sorrentino, e do presidente estadual, Daniel Almeida, que falaram sobre a tática do PCdoB para as eleições de outubro.
Aos 90 anos, o PCdoB experimenta um momento de grande crescimento, está organizado em mais de 400 municípios do estado. Para 2012, o partido traçou a meta de ter em torno 70 candidatos a prefeitos e cerca de 2.500 candidatos a vereadores, tendo como objetivo final a eleição de, no mínimo, 30 prefeitos e cerca de 300 vereadores.
"O partido cresceu muito. Nós temos candidatos em aproximadamente 400 municípios e este encontro tem o objetivo de unificar os encaminhamentos em torno das eleições 2012, atualizar politicamente os dirigentes sobre a tática eleitoral, fazer um balanço de como andam as articulações em cada município, orientar sobre os procedimentos que devem ser adotados nas conferências eleitorais e fazer esse balanço da conjuntura", informou Daniel Almeida.
Para Danielle Costa, Secretária de Organização do PCdoB, o encontro se constituiu em grande êxito, não só pelo nível das intervenções, mas também pela quantidade de municípios que atenderam ao chamado da direção do partido.