Política

VEREADORES QUEREM VER CUSTOS DAS EMPRESAS ANTES DO AUMENTO DOS ÔNIBUS

| 30/05/2012 às 22:33

Será encaminhado para o prefeito João Henrique nesta quinta-feira,31, um ofício solicitando a apresentação aos vereadores a planilha de custo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador e a análise técnica desses números feita pela Secretaria de Transporte e Infraestrutura.

O pedido, feito por Aladilce Souza (PCdoB), presidente da Comissão de Direitos do Cidadão da Câmara, foi motivado pela reivindicação dos empresários de um aumento de 26% na tarifa de ônibus. O documento vai assinado também por Marta Rodrigues, Vânia Galvão, Gilmar Santiago, Alcindo Anunciação e Moises Rocha (PT), Olívia Santana (PCdoB), Leo Kret (PR), Andrea Mendonça (PV) e Paulo Câmara (PSDB).

Os mesmos edis marcaram para segunda-feira, 4, através do mesmo colegiado a audiência pública “Tarifa de ônibus em debate”, a ser realizada no auditório do Ed. Bahia Center.

Aladilce não concorda com a licitação em andamento para as linhas de transporte coletivo da cidade: “Não houve discussão prévia sobre o sistema de mobilidade da capital e Região Metropolitana. A audiência pública para debate da questão promovida pela Setin teve divulgação mínima e ocorreu em período de greve da Polícia Militar”

Segundo ela, “é um erro lançar um edital fundamental para a cidade sem um Plano Diretor e um Conselho Municipal de Transporte, que, inclusive, estão previstos na Lei Orgânica do Município. Um processo licitatório que interferirá de forma direta no direito constitucional de ir e vir dos cidadãos do Salvador e poderá trazer efeitos sociais e econômicos nefastos à toda população da cidade não pode ser tratado como uma mera e simples questão técnica da Administração Pública do município. Já acionamos o Ministério Público para que sejam providenciadas medidas cabíveis que garantam a necessária transparência e o amplo debate que a questão requer”.