O secretário municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), José da Silva Mattos Neto, é o mais novo agraciado com a Medalha Thomé de Souza, oferecida pela Câmara de Salvador. A entrega foi feita na noite dessa segunda-feira, 28, numa cerimônia bastante concorrida.
A comenda foi requerida pelo vereador Henrique Carballal (PT), que elogiou o trabalho do homenageado. Ainda no discurso de saudação, o petista falou do valor simbólico da medalha e reforçou a grandeza histórica da Câmara, sugerindo a transformação do Paço em museu do parlamento nacional.
Graduado em Administração de Empresas na Universidade Católica de Salvador e em Engenharia Civil na Universidade Veiga de Lima do Rio de Janeiro, Mattos assumiu a Setin em abril de 2011. Desde então, tem utilizado criatividade e planejamento no enfrentamento dos desafios da pasta municipal.
Participaram da mesa de trabalho o prefeito João Henrique, os deputados federais Mário Negromonte, João Leão, Nelson Pelegrino e Marcos Medrado, e o chefe da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia, Rui Costa. Dezenas de vereadores compareceram à sessão solene, além de deputados e secretários estaduais e municipais e do Coral da Câmara, regido por Keiler Rego.
Pastor homenageado
Na sexta-feira, 25, a CMS prestou homenagem ao pastor José Pereira dos Santos Filho por seus 23 anos de ministério, com uma sessão especial, solicitada por Marta Rodrigues (PT). “A história do pastor José Pereira é, em grande medida, a história do Ministério Batista Shekinah, hoje com 12 igrejas e três congregações”, disse a edil.
O pastor, por sua vez, destacou seu compromisso com Deus, creditando a ele tudo o que aconteceu na noite; agradeceu a homenagem e defendeu a educação como princípio fundamental. Vários pastores discursaram ressaltando a atuação do homenageado.
Medalha para reitora
Outra trajetória profissional ressaltada foi a de Aurina Oliveira Santana, reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), que recebeu a Comenda Maria Quitéria, na noite da quinta-feira, 24, por iniciativa de Laudelino Lau (PP). De estudante do curso de Eletrotécnica, passou a professora até alcançar o atual cargo, onde está há seis anos.
Lau frisou o trabalho educacional desenvolvido por Aurina Santana e o seu compromisso com o desenvolvimento humano. Estendeu ainda a homenagem “a todos os envolvidos com a construção de uma vida melhor, mais igual e verdadeiramente cidadã para os milhares de alunos que frequentam as 21 unidades que compõem o IFBA”.