Política

Ver Heber Santana entrega medalha Thomé de Sousa a pastor Ivan Luna

vide
| 22/05/2012 às 22:09
Solenidade na Câmara de Vereadores de Salvador
Foto: Valdemiro Lopes
Um homem que está atuando em prol do resgate da cidadania e da valorização do ser humano". Com essa frase o vereador Heber Santana (PSC) definiu um pouco do pastor Ivan Jorge dos Santos Luna ao outorgar a medalha Thomé de Sousa ao religioso na noite desta segunda-feira (21) na Câmara de Vereadores de Salvador.

Durante a cerimônia, que teve a participação de familiares, seguidores, amigos e políticos, o edil destacou ainda o trabalho do pastor no bairro de Paripe, junto a Igreja Batista Central de Paripe, onde mantém um Centro Comunitário. "Sempre atuante, ele se dedica ao bem estar do ser humano, com novas perspectivas de vida, sucesso e renovação, também no combate ao uso das drogas, que só a palavra de Deus pode fazer. Dessa forma traz as pessoas de volta para o convívio da sociedade", pontuou Heber.

Segundo o vereador, esses são apenas alguns dos motivos para a entrega da medalha. "Uma forma dessa Casa, a mais antiga do Brasil, reconhecer o trabalho desse homem, através do seu esforço. Com isso queremos ainda que outros cidadãos tenham motivação e tracem esse caminho. Chamando a atenção da sociedade para a importância espiritual e social e dessa forma transformar, para melhor a realidade da nossa cidade".

Muito emocionado, o pastor Ivan, dedicou a comenda, a todos que com ele, tem lutado em prol da cidadania. "É um momento de muita alegria que eu, filho dessa terra recebo essa honraria e compartilho com todos vocês, que de alguma forma tem me ajudado nessa caminhada em ajudar o próximo"

O pastor lembrou ainda da sua trajetória. "Ao longo desses 10 anos de ministério muitos sonhos foram se concretizando e o nosso desejo acima de tudo, é que a obra do senhor se perpetue. A Igreja precisa ser inserida e comprometida com o bairro em que está e é por isso que trabalhamos para a comunidade de Paripe, que tem 150 mil habitantes e adjacências. Queremos uma igreja relevante e que faça a diferença na comunidade", completou.

Jorge Luna como é conhecido também destacou os maiores desejos para 2012. "Construir uma orquestra filarmônica para crianças e adolescentes. Pois a música e o esporte estão de mãos dadas no combate as drogas. Precisamos tirar os nossos jovens das drogas. Vivemos num mundo em que nosso semelhante precisa ser devolvido de uma forma imediata para a nossa sociedade", completou o pastor.

"Por toda essa atuação no combate as drogas e no resgate a cidadania é que esse trabalho precisa ser valorizado, para que dessa forma consiga atingir um maior número de pessoas", completou o vereador Heber Santana.


Sobre Ivan Luna - O pastor Jorge Luna nasceu em 21 de setembro do ano de 1957 na capital baiana e é o mais velho de três irmãos. Foi membro da Igreja Batista Filadélfia. Casou com a professora Amélia Maria da Paz Luna no ano de 1985, com quem teve dois filhos, Guilherme e Ivana. Morou três anos em Juazeiro, interior do Estado e seis meses em Brasília, Capital Federal.

Formado em história, teologia - onde também é mestre - e pós-graduado em psicanálise, ele foi policial federal e atualmente é professor da Academia Nacional de Polícia, além de ter feito curso de gerenciamento de crise em situação de risco pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

No ano de 2004, juntamente com sua esposa fundaram o Centro Comunitário da Igreja Batista Central de Paripe, onde oferece diversos cursos preparatórios para o mercado de trabalho, além de atendimento jurídico e médico. No ano de 2011 o centro formou 680 alunos.