2. Atualmente, as condições climáticas são totalmente desfavoráveis a um trabalho desta natureza, já que o céu tem aparecido sem qualquer presença de nuvens por menor que seja, num sinal claro de que não existe possibilidade de precipitação. De toda sorte, é bom pelo menos mapear e começar a estabelecer estratégicas quando as nuvens aparecerem.
3. Estes sinais levam os especialistas a garantirem que o fenômeno El Niño está em ação, pelo que as massas de ar frio proveniente do Hemisfério Sul precipitam do Extremo Sul baiano para baixo, inclusive tem provocado chuvas torrenciais do Espirito Santo e grandes inundações.
4. El Niño é um fenômeno climático proveniente de aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que forma uma corrente de ar atravessando a América Latina até o Atlântico, a qual força a precipitação de forma concentrada. O inverso dele, chama-se La Niña, que a corrente de ar frio vindo do Pacifico e deixa passar todas as frentes frias oriundas no Hemisfério Sul, provocando enchentes no Nordeste.
5. Esta questão de bombardeamento de nuvens com vistas a provocar chuvas foi abordada por esse BJÁ no inicio do mês de maio, que pode ser acessada pelo link http://www.bahiaja.com.br/colunista_texto.php?idArtigoColunista=2335 , quando relatou situação vivida, no verão/outono de 1981, pelo sistema de abastecimento de água da Grande Salvador, inclusive alertando que atualmente quem supre a região é a água da Barragem de Pedra do Cavalo, no rio Paraguaçu, e a população soteropolitana deveria ser conscientizada do problema e buscasse economizar o líquido.
6. A partir do último final de semana, a EMBASA, por precaução e medida acertada, já começou a veicular, em Salvador, outdoors conclamando a população a economizar água , em virtude da emergência da seca. Campanha inclusive que deveria ser mais ampla.
**
7. A ida do ex-senador e atual presidente do PR baiano, César Borges, para a diretoria de Relacionamento com Governos do Banco do Brasil, em atendimento a convite pessoal da presidente Dilma (e permissio de Wagner) pode criar uma saia justa no diretório da Bahia.
8. A direção nacional não aceita somente este cargo como cota do partido e vai aguardar o desenrolar dos acontecimentos até as convenções para tomar decisões.
Se continuar não contemplado com um ministério de peso, deve fechar, preferencialmente, coligações com os adversários do PT, principalmente onde existam cenários de polarização de oposição nacional x PT.
9. Salvador, no entanto, poderia ser uma exceção. Conversei com um dos deputados do PR na Assembleia, nesta terça, e ele disse que tudo é possível. É preciso, no entanto, conversar mais. Sobre o "balão de ensaio" dando conta que a Secopa iria para o PR, não acredita.
10. "O PCdoB está muito bem nos Esportes,com Aldo Rebelo, e não cremos nesse tipo de mudança. Seria ruim para Wagner mexer num lugar que está dando certo", foi o que me disse em off.
11. Por falar em PR, foi lançado o candidato a prefeito de Xique Xique, que é um irmão do deputado Reinaldo Braga, por sua vez pai do atual alcaide, Reinaldinho. Pergunta que não quer calar: tio é parente de segundo grau do sobrinho, que já foi reeleito, e não é inelegível?