Política

DESEMBARGADORA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SERÁ CIDADÃ SOTEROPOLITANA

| 15/05/2012 às 22:56

A paulista Gardênia Pereira Duarte, desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, será homenageada no próximo dia 23 com o título de cidadã soteropolitana, fruto de iniciativa do vereador Edson da União (PSD). A honraria foi proposta em função do papel desempenhado pela juíza na modernização, na transparência e democratização do TJBA, segundo explica o edil.

Formada em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSal) em 1980, a homenageada atuou no Incra e se especializou na área de família. Em 1984 tomou posse como juíza de direito assumindo a comarca de Monte Santo. Passou também por São Felipe, Castro Alves e Cachoeira, até ser promovida para salvador em janeiro de 1992.

Na capital trabalhou no juizado especial de trânsito, foi titular da 3ª vara de família e exerceu a presidência da 1ª turma recursal dos juizados especiais cíveis e criminais do estado da Bahia. Convocada pelo TJBA, substituiu diversos desembargadores e encontra-se, atualmente na 4ª Câmara Cível, substituindo o desembargador Paulo Roberto Basto Furtado.

Paulista da capital, é filha de Ósmico Evangelista Duarte (falecido) e Arabela Pereira Duarte; casada com José Luiz de Oliveira Castro e mãe de Rafael Gustavo Duarte de Castro. Autora de quatro livros, sendo dois da área jurídica.

Literatura, música e Espiritismo

É diretora de imprensa e divulgação da Fundação Assistencial dos Magistrados da Bahia (Faseb) da qual é uma das sócias fundadoras e foi conselheira da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) por duas gestões consecutivas. É ainda pós-graduada em Direito do Estado pela Escola de Aperfeiçoamento de Magistrados da Bahia (Emab).

Tem também talento musical. Fez Oficina de Canto, em 2004, pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde frequentou ainda curso básico de música erudita. De lá para cá já lançou três CDs.

Estudiosa e apaixonada pelo Espiritismo, frequenta a Fraternidade Espírita Irmã Scheilla, onde desenvolve pesquisas e estudos doutrinários. Essa vivência possibilitou o lançamento de um livro com a temática espírita.