O governador Jaques Wagner viaja, na próxima segunda-feira (14), para Brasília, onde se reúne, às 10 horas, com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para tratar de assuntos ligados à seca na Bahia, em companhia do secretário Rui Costa, da Casa Civil.
À tarde, às 15 horas, ainda em Brasília, o governador Wagner participará da solenidade de lançamento do programa Primeira Infância, que será apresentado pela presidente Dilma Rousseff. O programa, que ainda não foi divulgado, prevê um conjunto de medidas nas áreas de saúde, educação, como aumento do número de vagas em creches, e ampliação do Programa Bolsa Família.
SÁBADO E DOMINGO
No sábado, Wagner vai a Eunápolis, onde, às 9h30min, inaugura a unidade prisional do município, onde foram investidos R$ 13,32 milhões, oriundos do governo federal e com a contrapartida estadual. Com capacidade para 456 internos e uma área construída de 7.259,68 metros quadrados, o novo presídio entrará em funcionamento no final de junho em regime de co-gestão
. Após a inauguração, Wagner participará das comemorações pelo aniversário de emancipação do município. No ato de inauguração do Colégio Modelo Municipal Antonio Batista, o governador será homenageado com a histórica Comenda Eunápio Peltier de Queiroz. O ato ocorrerá paralelamente à entrega do Título de Cidadão Eunapolitano a Wagner, dentro da programação de inauguração das obras.
A Câmara de Dirigentes lojistas de Eunápolis, comunica aos seus associados que foi acordado ponto facultativo no sábado, dia 12 de maio, das 08h às 14h, para funcionamento do comércio local. Nesta data é comemorado aniversário de emancipação do município.
No domingo (13), Wagner viaja para Barrocas e, às 10 horas, inaugura uma praça na sede do município, onde foram investidos R$ 400 mil. Em seguida, entrega totalmente pavimentada uma área de 4.560 metros quadrados, no povoado de Alambique.
OBRAS NO TERMINAL DO PORTO
O início imediato das obras do Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador foi autorizado nesta sexta-feira (11) pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, com a presença do governador Jaques Wagner. Durante o evento, realizado nos armazéns 1 e 2 da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), no Comércio, o ministro também autorizou a abertura de licitação para ampliação do quebra-mar em mais 405 metros ao norte.
Cristino afirmou que as ações terão impacto positivo para o estado. "O Porto de Salvador é extraordinário para o avanço da economia. Estamos estimulando um melhor desempenho deste equipamento para a Copa do Mundo, mas é importante destacar que o terminal vai ficar de legado para a população, ao final do evento, para incrementar cada vez mais o turismo de cruzeiros na Bahia e no Brasil".
Ele disse que a Bahia está melhorando seu desempenho no sistema portuário nacional. "O Porto de Aratu teve um crescimento de 10% no primeiro trimestre deste ano, e o de Salvador registrou um incremento na movimentação de contêineres de 6%. Precisamos cada vez mais de portos eficientes. Ontem [quinta-feira], lançamos aqui em Salvador o Porto Sem Papel, que é um ponto inicial para a inteligência logística".