Política

SÃO FRANCISCO XAVIER É HOMENAGEADO COMO PADROEIRO DE SALVADOR

| 10/05/2012 às 16:07
População, Câmara e Arquidiocese se uniram para louvar São Francisco Xavier
Foto: Rodrigo Soares

Uma missa, acompanhada pelo coral, sob a regência de Keiler Rego, e uma procissão, compuseram as homenagens ao santo secular guardião de Salvador, São Francisco Xavier, na manhã desta quinta-feira, 10, no Centro Histórico da cidade. A celebração, realizada na Catedral Basílica, contou com a presença de vereadores, religiosos, populares e guias de turismo (que também comemoram seu dia nesta data).

São 326 anos de tradição religiosa, quando Câmara Municipal e Arquidiocese se unem para louvar o padroeiro da capital baiana. Na homilia da missa, o bispo auxiliar dom Gilson, destacou a evangelização pregada por São Francisco Xavier: “Seu coração de missionário chegou às terras baianas, livrando a cidade, em duas ocasiões, de doenças”.

Para o presidente da CMS, Pedro Godinho (PMDB), “a fé do povo foi mais uma vez renovada e permanece viva nestes 326 anos de devoção cristã. Estamos felizes, pois Câmara e a Arquidiocese preservam uma tradição religiosa secular da cidade, louvando o santo padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier”.

Dia solene

O pároco, monsenhor cônego Lázaro Muniz, sugeriu aos vereadores a elaboração de um projeto de lei transformando a data em “dia solene em Salvador”. Assim, “a celebração ficará mais intensa” e a festa ficará fortalecida.

Após a missa, todos saíram em cortejo pelo Terreiro de Jesus, acompanhados pela banda de música do Corpo de Bombeiros. Como novidade foi trazida outra imagem do santo, pertencente à igreja do Rio Vermelho, colocada no altar da Catedral.

Participaram também dos atos Sandoval Guimarães e Pedrinho Pepê (PMDB), Joceval Rodrigues (PPS), Vânia Galvão, Giovanni Barreto, Alcindo Anunciação e Marta Rodrigues (PT), Alemão (PRP), TC Mustafa (PTdoB), Téo Senna (PTC) e Jorge Jambeiro (PP).

Compareceram ainda o vice-prefeito Edivaldo Brito, o ex-vereador Antonio Lima e Claudelino Miranda, chefe do cerimonial do vice-prefeito, outros gestores municipais, dezenas de guias de turismo e servidores da CMS, alguns deles como integrantes do coral.